Efeméride AHBVF completa 108 anos ao serviço do Faial

0
52
blank

As comemorações do 108º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial,
neste ano de pandemia, decorrerão com recurso às novas tecnologias, através das redes sociais.

Fundada em 1912, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF), desenvolve um trabalho de registo aos faialenses. No dia 16 de maio, esta instituição centenária completa 108 anos de existência.
“Desde a sua fundação, a AHBVF tem pautado por um serviço contínuo, primariamente à ilha do Faial, ao concelho da Horta e à população faialense, e tem estado na primeira linha de ação da proteção civil no concelho, no que diz respeito ao socorro diário a feridos, doentes ou náufragos e à extinção de incêndios, mas também no âmbito da pré-emergência, com atividades de formação e sensibilização junto da população”, salienta a instituição numa nota de imprensa remetida às redações.
“Neste ano, o programa comemorativo da AHBVF não poderá, fruto das limitações impostas pela pandemia de COVID-19, assentar nos moldes a que nos habituámos e que um dia como este merece”, lamenta a associação.
Neste sentido, o Comando do Corpo de Bombeiros como forma de assinalar esta importante data agendou vários momentos para assinalar este dia. O primeiro acontece às 08h00 com o toque de sirene e hastear de bandeiras, às 08h45 os bombeiros irão saudar à população faialense, “em moldes a definir pelo Comando do Corpo de Bombeiros com saída dos veículos da Sede, tendo o percurso a passagem pelas principais ruas da cidade da Horta e regresso dos mesmos à Sede da AHBVF”.
Será como habitualmente têm sido realizadas as cerimónias, que a AHBVF às 18h00 terá a missa de ação de graças em memória dos fundadores, bombeiros, sócios e beneméritos falecidos, que será transmitida via Facebook (https://www.facebook.com/marco.luciano.330) e Semanário Rádio, dando-se às 24h00 o arrear das bandeiras. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO