Eleições Europeias – Açores recebem primeiro Seminário para Jornalistas

0
20
DR

DR

O Gabinete do Parlamento Europeu em colaboração com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a promover um conjunto de seminários a decorrer em todo o país no âmbito das Eleições Europeias de 2019.
O primeiro evento, decorreu nos Açores sobre o tema “Os Açores e os Desafios da Ultraperiferia”, reuniu cinco deputados ao Parlamento Europeu e incluiu a inauguração da exposição “Portugal e a Europa em cartoons” e a exibição do filme “Western”.

No início desta semana, segunda-feira, dia 17 de setembro, a Universidade dos Açores acolheu o primeiro debate promovido pelo o Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em colaboração com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) no âmbito das Eleições Europeias 2019.
Destinado a jornalistas o encontro teve por objetivo informar sobre questões práticas ligadas às Eleições Europeias, que decorrem em Portugal a 26 de maio de 2019, nomeadamente os meios à disposição dos jornalistas (incluindo à distância), e as regras de cobertura das eleições, de acordo com a CNE.
O Gabinete do PE justifica a realização destes fóruns com a “elevada abstenção que caracteriza as Eleições Europeias”, considerando que “a imprensa regional desempenha um papel fundamental na divulgação deste escrutínio”, lê-se numa nota enviada às redações.
O debate ‘Os Açores e os Desafios da Ultraperiferia’, contou com a presença de cinco deputados do Parlamento Europeu, nomeadamente, Ricardo Serrão Santos (S&D), Sofia Ribeiro (PPE), Miguel Viegas e Marisa Matias (ambos da EUE/ENV) e António Marinho e Pinto (ADLE) e foi moderado pelo diretor do Açoriano Oriental, Paulo Simões.
No encontro, marcou igualmente presença o Secretário Regional Adjunto da Presidência para a Relações Externas.
Na ocasião, Rui Bettencourt, defendeu a necessidade de união e ação para a defesa da Ultraperiferia e para as Regiões Ultraperiféricas enfrentarem os desafios com que se defrontam.
“Temos alguns desafios pela frente e o grande desafio é sabermos convencer quem decide e todos os atores envolvidos no processo sobre as nossas fragilidades e as nossas potencialidades”, afirmou.
No entender do governante, este é “um momento muito importante em que o Parlamento Europeu pode intervir” e onde deve haver a “perceção permanente” da realidade das RUP, que, no caso dos Açores, se carateriza por “uma grande dispersão, uma dupla insularidade e uma dupla ultraperiferia”.
De acordo com o titular da pasta das Relações Externas, outro dos desafios que se coloca é o de “mobilizar os cidadãos para o processo europeu, para não terem o seu futuro decidido por outros”, afirmou, apelando assim a uma “ação proativa” e a que contribuam como “coautores do projeto europeu”.
No final, foi inaugurada a exposição ‘Portugal e a Europa em cartoons’ que apresenta uma visão singular e crítica de cartoonistas portugueses sobre a União Europeia e a participação de Portugal na construção europeia.
O evento incluiu ainda a exibição do filme “Western”, finalista do prémio Lux de cinema europeu 2017.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!