Em 1997, foi instituído o Dia Nacional do Pescador, a 31 de maio.

0
70
blank
Federação das Pescas dos Açores

Federação das Pescas dos Açores

Em 1997, foi instituído o Dia Nacional do Pescador, 31 de maio.

O Dia do Pescador, sublinha a importância do sector das pescas para o desenvolvimento económico, social e cultural da região e enaltece o trabalho árduo dos pescadores, operários e empresários conserveiros. Homenageamos os Homens e as Mulheres que todos os dias arriscam a sua vida para nos providenciar o melhor que o mar tem, sabendo que esta profissão é considerada por muitos, uma das mais arriscadas do mundo , ainda que com melhores meios à sua disposição na maior parte dos casos, não deixam de se confrontar no dia-a-dia com os problemas que uma atividade de risco tem forçosamente de implicar, motivos estes mais do que suficientes para que, justificadamente, mereçam o reconhecimento público da importância desta profissão na sociedade portuguesa a todos os níveis e em todas as épocas.

É, igualmente, importante continuar a trabalhar para que o reconhecimento público da importância do Pescador, tenha efetivamente eco na sua vida, na melhoria das condições de trabalho e de segurança, e na dignificação da profissão.

A Federação das Pescas dos Açores agradece aos nossos heróis no mar que todos os dias asseguram que o peixe da nossa costa possa chegar às nossas casas. Para uma alimentação saudável, segura e sustentável.

Desejamos e felicitamos a todos os nossos pescadores neste dia que lhes é dedicado, agradecendo a sua dedicação e contributo para o sector que é de elevada importância nos Açores.

Orgulhamo-nos de trabalhar em prol dos pescadores para que tenham melhores condições de trabalho e para que a profissão de pescador seja uma profissão cada vez mais digna e valorizada.