Empregabilidade dos Açorianos passa pela qualificação com abordagens inovadoras, afirma Duarte Freitas

0
16
DR/GACS
DR/GACS

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego salientou, em Ponta Delgada, que preconiza uma qualificação profissional com impactos significativos na empregabilidade dos Açorianos através de “abordagens inovadoras”.

“O XIII Governo dos Açores aposta fortemente na formação e qualificação dos Açorianos através de abordagens inovadoras que tenham resultados concretos no aumento dos níveis de empregabilidade e no fortalecimento da competitividade das nossas empresas”, sublinhou Duarte Freitas.

O governante, que falava à margem de uma visita à APRODAZ, acompanhado pelo Diretor Regional de Qualificação Profissional de Emprego, defendeu o reforço do investimento no fomento de novas competências dos Açorianos, uma estratégia que passa pelo “reforço de parceria com as escolas profissionais e entidades formadoras da Região”.

O titular da pasta da Qualificação Profissional acredita que, através de uma articulação de proximidade com as escolas e entidades formadoras, é mais fácil “adequar a sua oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, bem como incentivar o empreendedorismo”.

Segundo disse, e para além da implementação de um projeto piloto de incubadora de empresas nas escolas profissionais, o Governo dos Açores está “determinado na criação de condições que permitam impulsionar a qualificação dos açorianos, a sua realização profissional e pessoal, com reflexos na sua qualidade de vida”.

Duarte Freitas lembrou que o Executivo já aprovou diversas medidas de apoio às empresas, ao emprego, bem como à qualificação profissional, dando como exemplo a FORM.AÇORES, medida inovadora de qualificação e formação profissional de ativos e desempregados.

“É com os Açorianos que queremos criar desenvolvimento ainda mais sustentado da nossa Região”, frisou Duarte Freitas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO