Encontro dos Antigos Alunos do Liceu da Horta – Associação assinala centenário do nascimento do Professor Frederico Machado

0
67
DR

A Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (AAALH) vai assinalar o centenário do nascimento do Professor Frederico de Menezes Avelino Machado no âmbito do Encontro dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.
O Encontro decorre como já vem sendo habitual durante a Semana do Mar e este ano é organizado conjuntamente com a Sociedade Amor da Pátria.

A AAALH vai promover na próxima quinta-feira, durante a Semana do Mar, o habitual Encontro dos Antigos Alunos do Liceu da Horta.
O Encontro, organizado conjuntamente com a Sociedade Amor da Pátria (SAP) tem em vista assinalar o Centenário do Nascimento do Primeiro Sócio Honorário, o Professor Frederico Machado, que foi também Presidente da Direção da Sociedade Amor da Pátria.
Com vista a assinalar esta efeméride, a AAALH, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas com várias entidades, “desde o dia 24 de maio – data do nascimento de Frederico Machado que se irão prolongar até 24 outubro de 2018 – data do termo da erupção do Vulcão dos Capelinhos, evento ao qual esteve intimamente ligado”, explica a Associação numa nota enviada às redações.
“Ao evocarmos este ilustre faialense, antigo Presidente da SAP, pretende-se relevar o seu invulgar currículo, enquanto cidadão interessado e ativo, exemplo de participação cívica, bem como o amor à sua terra, a quem muito deve a Ilha do Faial”, lê-se no documento.
A Associação recorda, ainda, que “o Professor universitário brilhante”, foi “pioneiro na implantação da Universidade dos Açores (UA) e fundador do seu Pólo da Horta, através da criação do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP)”.
O programa deste Encontro, para além do jantar e da homenagem ao Doutor Frederico Machado, inclui a visualização da sua última entrevista concedida à Rádio Televisão Portuguesa (RTP) e uma breve alocução pelo Professor Catedrático da Universidade dos Açores, António Frias Martins, Presidente da Sociedade Afonso Chaves, a primeira a designar o Doutor Frederico Machado seu Sócio Honorário (1990), integrando, ainda, a apresentação de alguns apontamentos históricos de entidades faialenses a cujo percurso Frederico Machado esteve ligado.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO