Entrega de Prémios do Concurso Multi-artes “Porto Pimtado” nas Comemorações do “Dia da Fábrica”

0
8

A Fábrica da Baleia de Porto Pim está a comemorar 69 anos de existência. No dia 31 de Agosto de 1942, a SIMAL iniciou a sua laboração para aproveitamento integral da baleia – o cachalote.

Presentemente a Fábrica da Baleia de Porto Pim apresenta-se como um complexo industrial considerado como um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, de colossal importância para a compreensão histórica, económica e social da caça à baleia.

Desde 2004 que o Observatório do Mar dos Açores (OMA) assumiu a gestão e a dinamização daquele espaço.

Assim e com o objectivo de assinalar a passagem de mais um aniversário o OMA vai celebrar no próximo dia 2 de Setembro “O Dia da Fábrica”.

Às comemorações deste dia  associa-se a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição da 3.ª edição do concurso multi-artes Porto Pimtado, que terá lugar na Sala dos Óleos da Fábrica da Baleia de Porto Pim, pelas 21 horas, e onde estarão expostos todos os trabalhos participantes.

De referir que este concurso teve  por objectivo principal sensibilizar a população do Faial bem como os seus visitantes para a criação artística tendo como fonte de inspiração a zona da Baía de Porto Pim.

Este ano contou com a participação de 27 concorrentes e um total de 52 trabalhos a concurso, distribuídos pelas quatro categorias – Pintura, Fotografia, Poesia e Arte Livre.

Pelas 22h30m terá lugar o concerto da banda faialense “The Velmans”, com bar e bons petiscos pela noite dentro.

Durante todo  o Dia da Fábrica a entrada no Museu será gratuita.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO