Escola Básica e Secundária de Santa Maria vence concurso de ideias para criação de slogan sobre relações afetivas saudáveis e desporto

0
103
blank
DR

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje a mobilização da Escola Básica e Secundária de Santa Maria em torno do projeto para o concurso de ideias tendo em vista a criação de um slogan sobre o desporto e as relações afetivas saudáveis, afirmando que “deve ser um orgulho enorme para todos os Açorianos”.

Andreia Cardoso falava na entrega do certificado à escola, que venceu o concurso com o slogan ‘O Desporto e o Afeto só equipam os corajosos! Encoraja-te!’, cerimónia que contou também com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e decorreu no âmbito da visita estatutária a Santa Maria.

A Secretária Regional salientou que o slogan vencedor “será difundido por toda a Região através dos jogos desportivos escolares”, destacando “o envolvimento e empenho da escola neste projeto tão importante, com o intuito de fomentar a reflexão dos jovens sobre o tema das relações afetivas saudáveis associado à prática desportiva”.

Este concurso de ideias foi lançado pela Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com a Direção Regional do Desporto e com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, no âmbito dos XXXI Jogos Desportivos Escolares 2019/2020.

Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura classificou a Escola Básica e Secundária de Santa Maria como uma “escola vencedora”, recordando que na sua deslocação a Santa Maria, a 06 de dezembro, este estabelecimento de ensino recebeu também o prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, sobre defesa dos oceanos, entregue pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

Relativamente ao prémio agora entregue, Avelino Meneses frisou que “o desporto é um fator de motivação dos alunos”, sendo por isso que se desenvolve em muitas escolas dos Açores o ensino especializado em desporto, e apelou aos alunos para que aproveitem a oportunidade de estabelecer relações afetivas nas escolas, “porque essas relações perduram para todo o tempo”.

O concurso destinou-se a todos os alunos do Sistema Educativo Regional do 2.º e do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.

A proposta vencedora recebeu um prémio de 400 euros, sendo 150 euros para os dois alunos vencedores e 250 euros para a escola, dedutível em material escolar.