Escola dos Açores vão receber 710 mil euros em novos computadores e tablets

0
45
blank

A Secretaria Regional da Educação abriu um concurso público para aquisição de 3.028 computadores portáteis e mil ‘tablets’ para as unidades orgânicas do sistema educativo regional, no valor de mais de 710 mil euros.

De acordo com a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, “este é um processo exigente, quer do ponto de vista administrativo quer pedagógico, mas que se traduz numa mais valia porque proporciona aprendizagens mais significativas em ambientes mais cativantes para os alunos”.

Este concurso insere-se num lote de investimento de mais de seis milhões de euros para a aquisição de novos equipamentos, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para 2022.

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores já tinha anunciado, no mês passado, a abertura de um concurso público para aquisição de painéis interativos, e outro para a aquisição de equipamentos de robótica e de realidade virtual, no âmbito do PRR.

As escolas dos Açores já tinham iniciado este ano letivo com mais quatro mil computadores e mil ‘tablets’, mais do que duplicando o número de equipamentos existentes”.

“A aquisição de computadores e de tablets continuará a ocorrer até 2025, totalizando 20 mil novos equipamentos nas unidades orgânicas do sistema educativo Regional”, lembrou Sofia Ribeiro.

Outra das medidas previstas no âmbito do PRR, também anunciada pela Secretária Regional da Educação, é o projeto-piloto de desmaterialização dos manuais escolares, e do reforço das redes de Internet nas escolas, em parceria com tutela das comunicações.

A titular da pasta da Educação reiterou que, a par das aquisições dos novos equipamentos e do material informático, a tutela está a trabalhar para “garantir formação em literacia digital para a toda a comunidade educativa”.