Escola Profissional da Horta

0
197
EPH

A Escola Profissional da Horta em Munique – Alemanha

Na semana de 25 a 29 de março, quatro alunos e duas professoras da Escola Profissional da Horta deslocaram-se a Munique, na Alemanha, para participarem na 4ª semana de intercâmbio, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Refugees Welcome: When Numbers Become Faces”. Estiveram também presentes professores e alunos das escolas parceiras, oriundos da Alemanha, Grécia, Itália e Turquia.
Durante essa semana os alunos foram acolhidos em casa de estudantes alemães, assistiram a aulas no Werner-von-Siemens Gymna-sium e apresentaram os trabalhos realizados no âmbito do referido projeto.
Todos os intervenientes do projeto participaram em workshops dinamizados por uma associação que ajuda refugiados e migrantes, na sua integração no país. Durante esses workshops tiveram também oportunidade de ouvir testemunhos de dois refugiados, oriundos do Afeganistão e do Gana, que partilharam a suas histórias e “lutas” que travaram para chegar onde agora se encontram. Foram também recebidos por um membro do Governo Regional da Oberbayern (região administrativa da Alta Baviera) que explicou de que forma esta região concede asilo a pessoas refugiadas e os passos que têm de ser seguidos pelos mesmos.
O programa dessa semana incluiu ainda a visita ao lindíssimo castelo de Neuschwanstein e a bonita vila de Fussen.
Foi uma semana intensa de trabalho e que permitiu realizar novas aprendizagens e fazer novas amizades.

EPH

Comemoração do Dia Mundial da Poesia na Biblioteca Pública da Horta

No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Poesia, a Escola Profissional da Horta teve o privilégio de juntar-se à iniciativa da Biblioteca Pública da Horta, participando no recital de poesia realizado no dia 21 de março, pelas 18h30, no auditório da BPARJJG.
O evento contou com a mostra bibliográfica “Poetas do Mundo Inteiro”, um momento de música e dança que primou pela beleza e encanto e o recital de poesia propriamente dito, em que se incluíram as nossas formandas. Esmeralda Andrade, do 2.º ano do Curso Técnico de Gestão, ofereceu ao público “A um Poeta” de Antero de Quental e, conjuntamente com a colega Mónica Veríssimo, do 3.º ano do Curso de Contabilidade, “Pedra Filosofal” de António Gedeão, recitando esta ainda “Poetas” de Florbela Espanca e o seu poema original “ Digo-te Poesia”.
Tanto as formandas como formadoras presentes apreciaram profundamente os diferentes momentos do espetáculo e ficam na expetativa de novas atividades com tamanho contributo para a aproximação do público à leitura e divulgação da poesia.
À Biblioteca Municipal, os nossos parabéns pela meritória iniciativa e agradecimento pelo convite!

EPH

Visita de Estudo à RTP Açores – Delegação do Faial

A turma do Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, composta por 21 formandos, realizou uma visita de estudo, no passado dia 4 de abril, à delegação do Faial da RTP Açores. Esta visita ocorreu no âmbito da UFCD Processos de Comunicação, com o objetivo dos formandos conhecerem as instalações da delegação do Faial, nomeadamente perceberem o funcionamento de uma estação de televisão.
Ao longo da visita os formandos ficaram a saber que a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é uma empresa estatal portuguesa que inclui a rádio e a televisão públicas. Com dezassete canais de TV e rádio, entre os quais a RTP Açores e Antena 1, é a mais antiga e maior empresa de produção audiovisual do país. Os formandos foram informados de todo o processo de elaboração de uma notícia, conheceram o trabalho de alguns colaboradores e alguma da tecnologia utilizada. A turma visitou o estúdio de gravação, a régie e o estúdio da rádio Antena 1.

EPH

Visita de Estudo ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

No dia 8 de abril, a turma do Curso Técnico/a de Vendas, composta por 15 formandos, realizou uma visita de estudo ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Esta visita procurou que os formandos contactassem com as memórias do Vulcão dos Capelinhos, que conhecessem esta infraestrutura coberta por areias vulcânicas, e que fossem sensibilizados para a conservação da natureza e do património.
Ao longo da visita os formandos ficaram a saber que a erupção começou a 27 de setembro de 1957 e terminou a 24 de outubro do ano seguinte, provocando uma considerável alteração na geomorfologia da ilha do Faial, e mudando para sempre a vida daqueles que a testemunharam. A turma viajou, explorou, de uma forma virtual e interativa, os fenómenos vulcanológicos das ilhas, e “reviveu” os últimos oito milhões de anos que levaram à formação destas nove ilhas em pleno Oceano Atlântico.

EPH

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO