Escolas fechadas e ligações marítimas e aéreas canceladas (NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO)

0
15

O agravamento do estado do tempo previsto para as próximas horas motivou o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino afetos à Escola Básica Integrada da Horta.

De acordo com a Proteção Civil, estão já encerradas as escolas das Flores e Corvo e das Lajes do Pico. À tarde, para além da EBI da Horta, também encerram as escolas do Topo, em São Jorge; da Praia da Vitória, na Terceira; e de São Roque do Pico. Entretanto, também a Escola Secundária Manuel de Arriaga informou a nossa redação de que irá encerrar no período da tarde.

Entretanto a Transmaçor também já cancelou todas as ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, para o dia de hoje, na sequência do alerta vermelho para agitação marítima.A empresa ainda efetuou a primeira ligação da manhã, com destino ao Pico, mas cancelou as restantes.

Contatada pelo Tribuna das Ilhas, fonte da Transmaçor disse que se as condições meteorológicas assim o permitirem, amanhã de manhã as ligações serão retomadas.

No que diz respeito a ligações aéreas, e de acordo com o site da SATA, estão canceladas as ligações Horta/Terceira e Horta/Flores previstas para a manhã de hoje. Também a ligação Horta/Terceira prevista para a tarde foi cancelada, mantendo-se apenas em aberto o voo Horta/Ponta Delgada. Nos voos com destino à Horta, apenas aterrou o primeiro voo do dia, vindo de Ponta Delgada. Todos os restantes foram cancelados.

De acordo com comunicado emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera ontem, estão previstos ventos de sudoeste passando a noroeste entre 75 e 95 km/h de intensidade média com rajadas entre 120 e 155 km/h e ainda ondas do quadrante oeste com 10 a 12 m de altura significativa, podendo atingir 20 a 25m de altura máxima.

“Prevê-se ainda para todo o arquipélago e a partir da noite de dia 13 uma diminuição acentuada da temperatura que poderá dar lugar a precipitação sob forma de granizo e/ou saraiva e até de neve nas ilhas com cotas superiores a 950 m”, pode ler-se ainda no comunicado.