ESPÍRITO SANTO DA ILHA DE SÃO JORGE EM SELOS DOS CTT

0
26
DR/CMV
DR/CMV

Por: Câmara Municipal de Velas

As Festas do Divino Espírito Santo são um dos festejos com maior expressão no arquipélago dos Açores. O espírito de solidariedade e o propósito de partilha são caraterísticas deste culto que, nos Açores, se reveste de formas muito próprias, não sendo exceção a Ilha de São Jorge, onde, no Concelho de Velas, se destacam os ‘Foliões’ que cantam os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo, assim como a ornamentação dos ‘Carros de Bois’ que são enfeitados com bandeiras, verduras, arcos e flores de papel, sendo estes uma autêntica obra de arte, reflexo duma tradição secular.

Este culto, que faz parte da alma dos Açorianos, passa a ser promovido através dos Correios de Portugal (CTT), numa emissão filatélica composta por três selos, para envio nacional, europeu e para o resto do mundo, assim como um bloco filatélico, tendo o Município de Velas colaborado com os CTT para o efeito.

Assim, os Foliões e Cavaleiros do Lugar da Beira, Freguesia de Velas, da Ilha de São Jorge, estão representados no selo para envio para a Europa, juntamente com o “Balho” dos pescadores em Rabo de Peixe, da Ilha de São Miguel, e uma pomba, símbolo central na bandeira do Divino Espírito Santo.

Já o selo do bloco filatélico tem uma imagem da Casa do Espírito Santo da Ilha do Corvo, o grupo de foliões da freguesia da Caveira, da Ilha das Flores, e as decorações em carro de bois, na Ilha de São Jorge. O fundo do bloco mostra um carro de bois na freguesia dos Rosais, igualmente na Ilha de São Jorge.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO