Executivo Municipal visita zona do Passeio Pedonal do Porto Pim

0
200
blank

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira e o Vereador Eduardo Pereira
visitaram a zona do Passeio Pedonal do Porto Pim, projeto vencedor do Orçamento Participativo em 2016, que será em breve requalificada.

De acordo com Carlos Ferreira a “obra relativa ao Passeio Pedonal do Porto Pim irá arrancar logo que chegue à ilha do Faial o material relativo à instalação da nova rede de águas”.

Para o início das obras está programada a construção de sumidouros, a instalação de tubagens para drenagem de águas pluviais e a substituição da rede de águas que é bastante antiga, trabalhos a serem realizados pelos colaboradores do Município da Horta.

O projeto de água pluviais consiste numa rede com 2 poços sumidouros, sendo que um dos
poços drenará para o subsolo as águas provenientes da Rua da Rosa, da Rua Nova e uma parte da Rua da Areínha Velha e o outro poço drenará as águas pluviais provenientes entre a Rua da Areínha Velha e a Rua Monsenhor António Silveira Medeiros, aliviando a pressão na rede enterrada já existente.

“As obras irão contemplar a pedonalização da Rua da Areínha Velha e de parte da Travessa de Porto Pim, através da eliminação de zonas de estacionamento junto ao edificado da Rua da Areínha Velha e da colocação de estacionamento informal junto à muralha da Travessa de Porto Pim, sendo repavimentados os arruamentos referidos e delimitada a zona de estacionamento da circulação rodoviária”, revelou o autarca.

Em relação à execução da empreitada, que está a cargo da empresa Tecnovia Açores SA, o
Presidente da Câmara Municipal da Horta afirmou que “o seu início está previsto para o mês de janeiro de 2022, logo que esteja concluída a construção da rede de águas”.

Um investimento que “trará melhorias para a cidade da Horta, tornando o Passeio de Porto Pim um espaço de lazer, mais aprazível para passear e caminhar”, referiu Carlos Ferreira, adiantando que “a intervenção vai permitir requalificar a zona, que está degradada em alguns locais”.

A obra incluirá também a colocação de dissuasores no pavimento, a substituição das luminárias existentes por uma iluminação LED e ainda a colocação de bancos e papeleiras em betão.