Exibição do Filme Mabata Bata

0
9

O realizador moçambicano Sol de Carvalho, de passagem pelo Faial, oferece-nos a exibição do filme MABATA BATA, baseado num conto do escritor Mia Couto, e que o Teatro de Giz e a Biblioteca Pública se juntam para promover.

Com entrada livre, o evento decorrerá a 12 de outubro, terça-feira, às 18H30, no auditório da Biblioteca da Horta.

Sinopse:

“Azarias é um jovem pastor, órfão, guardião de uma manada de bois, onde se destaca Mabata Bata. Os bois serão a base do pagamento do “lobolo”, um dote tradicional que seu tio Raul deve pagar para o próprio casamento.
O sonho de Azarias é ser uma criança normal, ir à escola, no que é apoiado pela avó. Um dia, quando Azarias está no pasto, Mabata Bata pisa em uma mina – fruto da guerra civil no País – e explode.
O jovem teme as represálias do tio e foge para a floresta, levando consigo os bois restantes. A avó e o tio partem em sua busca, para resgatá-lo e convencê-lo a voltar.

Agora, para que a paz retorne à família, os espíritos precisam de ser consultados. Será que a guerra o vai permitir?”

O realizador:

“Sol de Carvalho nasceu em 1953 na Beira, Moçambique, estudou no Conservatório Nacional de Cinema em Lisboa e trabalhou como jornalista, editor e fotógrafo no período pós-independência de Moçambique. A partir de 1986 tornou-se professional de cinema a tempo inteiro, sendo, em 1993 membro fundador da PROMARTE, a produtora que dirige até hoje.”

Fonte: Associação Cultural Teatro de Giz

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO