Expomar e Feira de Artesanato voltam a juntar-se no mesmo espaço

0
9

A Marina da Horta volta a receber a Expomar, que conta em 2010 com a sua quinta edição, e a Feira de Artesanato. De acordo com Ângelo Duarte, presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, vão participar neste certame 30 empresas e instituições, 18 dedicadas ao artesanato e as restantes à Feira subordinada ao Mar. “Vai ser um evento de encontro de empresários entre si e com o público, e esperamos que uma oportunidade de, em tempo de crise, as empresas se darem a conhecer e divulgarem os seus produtos”, explica Ângelo Duarte, que destaca também a forte componente ambiental e científica do certame, garantida pela participação da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que irão também preparar algumas apresentações. Também marcaram presença empresas ligadas à pesca, à náutica e ao turismo.

Apesar dos empresários interessados em participar na Expomar não terem de pagar para usufruir daquele espaço, existem outros custos e constrangimentos inerentes a criar uma espécie de “sucursal” das empresas nesta feira durante a SM. Além disso, esta é também a altura em que as empresas ligadas à náutica e ao turismo têm mais trabalho, o que, para Ângelo Duarte, são razões que podem condicionar a vontade dos empresários locais em aderir a este certame. No entanto está satisfeito com a adesão verificada: “houve uma preocupação da parte de várias empresas em marcar presença”, salienta.

O patrão dos empresários está optimista em que a crise não afecte a SM 2010. “Estou convencido de que, apesar da crise, os faialenses vão querer passar pela semana do Mar”, entende. Além disso, salienta o grande número de visitantes esperados, o que considera ser uma oportunidade para dar uma “sacudidela” na crise.

À semelhança do ano passado, este é um projecto candidato ao PROCONVERGENCIA.

A abertura da Expomar decorre no domingo, dia 1, às 12h00.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO