ExpoMar recebe obras do concurso “O Mar é Já Aqui”

0
6
DR/GA

DR/GA

As obras vencedoras do concurso “O Mar é Já Aqui” já foram divulgadas e encontram-se em exposição na Expomar da Semana do Mar.

“O Mar é Já Aqui” é a primeira edição do concurso multiartes promovido pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Direção Regional da Cultura, no âmbito da campanha “Açores Entre Mares 2017” que decorre todos os anos entre 20 de maio e 8 de junho.

Tal  como a campanha “Açores Entre Mares”, “O Mar é Já Aqui” tem como objetivo mobilizar a sociedade para o conhecimento sobre os mares e sensibilizar para a sua proteção e conservação, neste caso, através de uma perspetiva mais criativa.

Nesta sua primeira edição, o concurso multiartes recebeu 46 trabalhos, entre eles 29 de poesia, 6 de pintura e desenho, 6 de vídeo e 5 de escultura e outras expressões artísticas.

O júri do concurso foi composto por diversos nomes conhecidos na área das artes.

Na categoria da Poesia, Victor Rui Dores, Maria do Céu Brito e Manuel Tomás Costa constituíram o painel de jurados, enquanto na categoria de Vídeo foram nomeados júris, Aurora Ribeiro, Jorge Bruno e Vitor Marques.

Na Pintura e Desenho, o júri era constituído por Nuno Lopes, Luis Meneses e Agnes Juten, sendo que na categoria de Escultura e outras expressões artísticas foram jurados Agnes Juten, Luis Meneses e Albino Pinto.

“Poluição, legislação, conservação”, de Carla Veríssimo, e “Voo no Mar”, de Gui Costa, foram os primeiros classificados das categorias de Poesia e Vídeo, respetivamente.

Na categoria de Pintura e Desenho, o primeiro prémio foi arrecadado por Yves Decoster com “Três cores à tarde e três cores à noite”.

Distinguidos com menções honrosas, “Ouriço”, de Adolfo Mendonça Atelier, e “Mamaqhucha”, de Atchoi, foram destaque na categoria da Escultura e outras expressões artísticas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO