Exposição de Wall Perné até 4 de Abril

0
41

Está patente na sala de exposições Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG) uma coleção de pinturas e litografias do holandês Joseph van de Wall Perné. A inauguração deu-se a 6 de março e o final da exposição previsto para o dia 4 de abril.

A coleção é de caracter privado e pertence a Gustaff van Manen, um holandês radicado na ilha do Faial. No total são 55 as obras que compõem o espólio.

O primeiro contacto de van Manen com a produção artística de Perné surgiu durante a infância uma vez que a sua família possuía uma obra do pintor/litógrafo impressionista. Os pais deste holandês que habita no Faial foram obrigados a mudar de cidade aquando a invasão da Holanda pelos alemães no período da segunda Guerra Mundial mas nem isso fez com que a obra deixa-se de ser parte da família.

“Quando estudei fiquei com ele mas não sabia qual era o pintor” confessou van Manen. Anos mais tarde, numa pesquisa feita na internet, descobriu que obra pertencia a Wall Perné. Desde então que, maioritariamente online, começou a adquirir mais obras, até alcançar a mais de meia centena de quadros num património total a rondar os 30 mil euros. Apesar de ser apreciador do estilo pictórico do holandês não esconde que foi “a relação familiar” que mais o influenciou na aquisição pautada desta já extensa coleção, tendo começado a adquiri-los à cerca de 15 anos.

Durante uma visita de Luís São Bento, diretor da BPARJJG e amigo pessoal do colecionador, à residência do holandês ficou acordado a realização desta exposição, um tanto quanto “por acaso” afirmou van Manen.

Joseph van de Wall Perné foi um pintor e litógrafo com grande influência impressionista nascido na Holanda. Morreu em 1941, em plena segunda Guerra Mundial.


O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!