Exposição “Valores de Abril no futuro de Portugal” no Banco de Artistas

0
8

“Valores de Abril no futuro de Portugal” é o tema da exposição que o PCP/Faial, em parceria com a Câmara Municipal da Horta (CMH), inaugurou esta segunda-feira, no Banco de Artistas.

Esta é a primeira iniciativa de um vasto programa que o PCP/Faial organizou no sentido de assinalar a passagem do 40º aniversário do 25 de Abril.

A exposição leva-nos a conhecer, através de cartazes da época e fotografias, manifestações e ações que ocorreram  em Portugal ao longo dos anos. A mostra pode ser visitada  de 21 a 27 de abril, das 17h00 às 20h00.

José Decq Mota, membro da Comissão de Ilha do Faial do PCP, afirmou, na ocasião, que com estas iniciativas o partido não pretende “organizar comemorações saudosistas”, mas sim “relatar e registar o que foi e o que significou o 25 de Abril” de forma a que “os valores de Abril estejam presentes no futuro de Portugal”. 

O presidente da CMH, José Leonardo Silva, defendeu, por seu lado, a importância de dar a conhecer aos mais jovens o verdadeiro sentido do 25 de Abril, não só no que à liberdade de expressão e aos valores da democracia diz respeito, mas também no que se refere ao fim da Guerra Colonial, que levava muitos jovens para o Ultramar, sendo que muitos deles não regressavam. “Sem o 25 de Abril muitos de nós não estávamos hoje aqui”, frisou. 

Foi no sentido de transmitir aos jovens a importância desta data que, refere o autarca, a CMH se associou ao PCP e também programou uma série de iniciativas no concelho, que, no entender do presidente, “são insuficientes para assinalar os 40 anos desta importante data”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO