Exposição “Violas dos Açores” encerra Temporada de Violas da Terra 2021

0
28

A Exposição “Violas dos Açores” esteve patente no Auditório Luís de Camões, de 3 a 17 de
Dezembro, para toda a comunidade escolar do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Esta exposição conta com 13 fotografias de Violas da Terra, de várias ilhas dos Açores: de 12, 15 ou de 18 cordas, com 2 ou 3 corações, ou abertura circular do tampo, com embutidos em forma de pássaro, peixe, flor-de-lis ou outros.

A exposição foi inaugurada na Fajã de Baixo, aquando das comemorações do Dia da Viola da Terra, a 2 de Outubro, e pretende ter uma itinerância pelas Ilhas dos Açores, com o intuito de dar a conhecer a riqueza e diversidade das Violas nos Açores. Depois de Fajã de Baixo e Conservatório, a exposição sai de São Miguel, em Janeiro, para local a anunciar muito brevemente.

A Temporada de Violas da Terra é uma organização da Associação de Juventude Viola da Terra, fundada há 11 anos na Ribeira Quente. Em 2021 a Temporada contou com uma programação semipresencial, com inúmeros eventos de valorização e promoção da Viola e dos seus intervenientes.

“Palco Aberto Açores – música original com Viola da Terra”, “I Festival da Viola”, “X Encontro de Violas de Arame”, “XI Violas do Atlântico”, “Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel”, “Comemorações do Dia da Viola da Terra”, foram alguns dos importantes eventos desta Temporada.

Assinalou-se, ainda, o “Dia da Criança”, com actividades em Escolas, tendo o mesmo
acontecido nas comemorações do “Dia da Viola da Terra”. A Associação entregou ainda uma
lembrança, a 1 de Dezembro, às crianças do internamento da Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo, e colaborou com a Junta de Freguesia da Ribeira Quente com uma lembrança de Natal para as crianças da Escola da Ribeira Quente. Foram quase 2 centenas as crianças abrangidas por estas iniciativas em 2021.

Em ano de retoma gradual das actividades culturais, foi mais uma vez, com enorme esforço, que a Associação de Juventude Viola da Terra promoveu mais uma Temporada de valorização da Viola da Terra, mantendo todos os eventos planeados e adaptando os mesmos consoante as restrições da pandemia. Acima de tudo, o importante é manter uma actividade regular, consistente e com credibilidade, de iniciativas, eventos e acções de sensibilização com e sobre a Viola da Terra.

Fonte: Associação Viola da Terra

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO