António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal de Trail 2021

0
21

A ilha Graciosa recebeu no sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run ® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

António Almeida (Clube Desportivo Espite) concluiu o exigente percurso, com cerca de 40 km e 1800 m de desnível positivo, com o tempo de 3h16m31s. Rúben Veloso e Paulo Mesquita, ambos da FurFor Running Project, chegaram na segunda e terceira posições, respetivamente. Nas senhoras, Paula Soares (Associação Desportiva de Amarante), com 3h55m38s, voltou a ser a mais rápida. Seguiram-se-lhe Cristina Arreiol (FurFor Running Project) e Lucinda Sousa (Gondomar Futsal Clube).

Do programa, constava ainda uma prova aberta na mesma distância da Taça, e duas provas mais curtas, de 20 km e 12 km. No total, foram cerca de 130 os atletas a percorrer os trilhos graciosenses.

O coordenador do Azores Trail Run®  fez um balanço muito positivo do evento: “para a organização, mais importante do que a competição desportiva é a possibilidade de oferecer a estes atletas uma experiência única, dando-lhes a conhecer uma ilha cheia de potencialidades para a prática desportiva e não só, que vale a pena visitar em qualquer altura do ano”, disse Mário Leal, destacando o papel dos eventos Azores Trail Run ® na dinamização do Turismo nos Açores.

Para o presidente da ATRP, a prova permitiu encerrar com chave de ouro a época desportiva 2020/2021. Rui Pinho destacou as dificuldades trazidas pela pandemia à prática deste desporto, mostrando-se satisfeito com a forma como as diversas organizações têm dado resposta às novas necessidades, permitindo o regresso da competição: “felizmente foi possível termos uma época com alguma normalidade, dentro, naturalmente, das contingências conhecidas de todos. Para clubes, atletas e organizadores, o interregno competitivo foi difícil, e os desafios para voltar à competição foram enormes. Hoje, penso que é seguro dizer que poderemos continuar a apostar na modalidade, tomando as precauções necessárias para que todos possam continuar a desfrutar dos nossos fantásticos trilhos em segurança”.

O coordenador do Azores Trail Run ® e o presidente da ATRP deixaram ainda uma palavra de grande apreço a todos os voluntários envolvidos no evento, bem como a todas as entidades que colaboraram na sua realização, destacando o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

Fonte: Azores Trail Run

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO