Fábrica da Baleia de Porto Pim em festa este fim-de-semana

0
11

Amanhã, 31 de agosto, assinalam-se 71 anos do início da laboração da Fábrica da Baleia de Porto Pim. Em tempos dedicada à transformação da baleia, hoje aquele espaço está dedicado à preservação das memórias da baleação e da ligação umbilical entre o Faial e o mar. Este fim-de-semana, o Observatório do Mar dos Açores (OMA), que funciona naquele espaço, festeja o seu aniversário com os Dias da Fábrica, hoje e amanhã.

Para hoje, dia 30, destaque para a inauguração da exposição da quinta edição do concurso multi-artes Porto PimTado, na qual serão anunciados os vencedores nas três categorias (fotografia, pintura e arte livre). De acordo com Carla Dâmaso, do OMA, apresentaram-se a concurso cerca de 50 obras, o que representa uma adesão superior à da edição de 2012. Segundo a responsável, para além do maior número de obras, destaca-se a maior coerência das participações, o que deverá dificultar a tarefa do júri, presidido por Eva Giacomello, da direção do OMA, e que integra ainda Filipe Porteiro, Marco Santos, Jorge Bruno e Inês Cunha.

A inauguração da exposição está agendada para as 21h00, seguindo-se, às 23h00, um concerto dos Bandarra, no pátio da Fábrica.

O dia 31 está reservado aos “Sons e Sabores de Cabo Verde”. Os sons cabo-verdianos estarão a cargo do Grupo de Batucadeiras, também da Terceira, seguido da atuação do Alexandre Gualdino.

Para celebrar o aniversário da Fábrica, a entrada no Museu é gratuita durante o dia de hoje

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO