Faial em 360 graus – um projeto fotográfico

0
28

FAIAL360º faz parte de um pequeno projeto independente que visa mostrar o arquipélago através de fotografias em 360º. 

Atualmente, o projeto abrange a Terceira, Pico e Faial mas tenciona chegar a todas as ilhas nos próximos anos.

Assim, o projeto apresenta-se   como um conjunto de pequenas coletâneas de fotografias panorâmicas do arquipélago atlântico. 

A ideia de criar este projeto surgiu de Ruben Quadros Ramos, licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e freelancer em multimédia desde 2011. Natural da Ilha Terceira e, conforme nos diz “um verdadeiro apaixonado das ilhas dos Açores.”

Ruben Quadros Ramos é o único responsável pelo projeto que “é movido pela paixão, curiosidade e espírito de aventura de um jovem terceirense que procura captar a beleza dos Açores, aliá-la à tecnologia e partilhá-la com o mundo.”

Este projeto nasceu em agosto de 2011 na illha Terceira a partir de um ensaio fotográfico que pretendia demonstrar a intensidade meteorológica que antecipava a passagem do então furacão Gordon. 

“O resultado foi bem recebido e encorajou-me a continuar a fotografar usando as mesmas técnicas – assim nasceu o conceito 360º nos Açores” – refere. 

Desde as paisagens escondidas, passando pelas freguesias até às tradições, o projeto visa demonstrar um pouco do arquipélago açoriano nas mais diversas vertentes. 

Todavia, “reconheço que será impossível alcançar todas as ínsulas com um elevado grau de profundidade, visto que há e haverão sempre constrangimentos espaciais, temporais, logísticos ou mesmos meteorológicos que condicionarão a realização desta odisseia. Assim, o projeto apresenta-se como um conjunto de pequenas coletâneas de fotografias panorâmicas do arquipélago atlântico” – diz Ruben Ramos à nossa reportagem. 

O projeto começou na ilha Terceira (www.terceira360.com) e estendeu-se às ilhas do Pico (www.pico360.net) e Faial (www.faial360.com). A longo prazo, pretendo alcançar todas as ilhas açorianas.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!