Faial junta-se à vigília de Solidariedade com o Povo da Síria

0
7
DR

DR

 Um grupo de cidadãos do Faial resolveu juntar-se ao movimento Nacional de solidariedade com o povo Sírio, e hoje, entre a 18h30 e as 21h00 vai promover uma vigília no Largo Duque d’Ávila e Bolama.

Esta vigília “Do Faial para a ALEPO com amor”, inclui ainda uma intervenção sobre o conflito na Síria e a vigília nacional, daí que os participantes deverão fazer-se acompanhar de aparelhos portáteis com ligação à internet, para que em conjunto, seja feito um apelo à evacuação segura de pessoas da cidade de Alepo, através da Amnistia Internacional.

Segundo nota enviada às redações “a ofensiva aos direitos humanos que o conflito na Síria tem perpetrado sobre as pessoas da cidade de Alepo – crianças, velhos, mulheres e homens, indiscriminadamente – não pode deixar ninguém indiferente. Nem aqui, no meio do Atlântico, no conjunto de pequenas ilhas a milhares de quilómetros de distância da Ásia Ocidental que são os Açores”.

Este grupo de cidadãos, está “indignado e angustiado” com as notícias da tragédia humanitária na Síria, e particularmente em Alepo, por isso decidiu “sair da frente dos ecrãs de televisão que todos os dias difundem as imagens terríveis do conflito e manifestar o seu repúdio por essa destruição – mas também, e sobretudo, a sua solidariedade para com o povo sírio”, revela o documento.

De acordo com o grupo faialense “a iniciativa nacional reunirá várias pessoas, nas cidades de Lisboa, Porto e Horta, à mesma hora (18h30), para exigir a evacuação segura de civis e feridos da cidade síria de Alepo, bem como o respeito pelos direitos humanos por parte das forças em conflito”.

“Não temos ilusões; sabemos que não vamos bulir minimamente com as motivações políticas em confronto na Síria ou contribuir, sequer, para minimizar os efeitos catastróficos dessa disputa tão distante da nossa realidade pacífica. No entanto, também aqui, nos Açores, na ilha do Faial, temos o dever da solidariedade, da luta pelos valores da paz e do amor, e de contribuir para despertar consciências para as injustiças humanas, seja onde for que elas aconteçam”, lê-se.

A vigília “Do Faial para a ALEPPO com amor”, conta com o apoio do Teatro de Giz.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO