Faial – PSD quer solução para processos pendentes das habitações danificadas pelo Furação Lorenzo

0
17
DR/PSD
DR/PSD

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial defenderam hoje uma solução “urgente” para os processos ainda pendentes relativos a habitações danificadas pelo Furacão Lorenzo, em outubro de 2019.

“Na ilha do Faial, ainda há processos de recuperação de habitações danificadas pelo Furacão Lorenzo que aguardam decisão do Governo Regional dos Açores sobre as reclamações efetuadas pelos proprietários”, denunciaram Carlos Ferreira e Luís Garcia.

Em requerimento apresentado na Assembleia Legislativa, os social democratas explicam que “são processos em que o valor dos danos, calculado pelo governo, foi inferior a todos os orçamentos apresentados pelas empresas de construção civil aos sinistrados”.

Carlos Ferreira e Luís Garcia frisam que, “face aos baixos rendimentos de algumas famílias, essa diferença pode mesmo inviabilizar a recuperação das habitações”.

O problema foi colocado à Secretária Regional da Solidariedade Social no dia 17 de julho, aquando da sua audição pelo Grupo de Trabalho criado na Assembleia Legislativa para acompanhamento da recuperação dos estragos causados pelo Furacão Lorenzo, “mas o problema mantém-se”, alertam.

Na referida audição, os deputados pediram urgência na resolução daqueles processos, sublinhando que “é preciso aproveitar o verão para realizar as obras e preparar as casas, onde as pessoas vivem, para o inverno, por norma uma estação rigorosa”, dizem.

“Já passaram três meses desde as reclamações dos sinistrados, dez meses e meio desde o furacão, e um mês sobre a audição mencionada. E os sinistrados que se encontram nessa situação, continuam à espera de resposta do Governo Regional dos Açores”, apontam os deputados social-democratas.

“Esta situação demonstra uma tremenda insensibilidade, com a qual não se pode compactuar”, concluem Carlos Ferreira e Luís Garcia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO