Faial recebe IX Reunião de Saúde Oral dos Açores

0
18
TI

TI

O Faial recebeu pela primeira vez a Reunião de Saúde Oral dos Açores. Esta IX reunião de caracter bienal é acreditada pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), foi organizada pela Unidade de Saúde da Ilha do Faial, (USIF) e reuniu profissionais do setor para debater e discutir a saúde oral,com especial enfoque na Região.

Durante três dias 60 profissionais nacionais e regionais de Medicina Dentária estiveram reunidos no Faial, âmbito da IX Reunião de Saúde Oral.
Nesta reunião, bienal, que pela primeira vez foi organizada pela USIF, participaram vários médicos dentistas que exercem nos centros de saúde da região e alguns em clínica privada.
Na sessão solene de abertura, Helena Reis, presidente do Conselho de Administração da USIF, destacou os avanços registados na Região em termos de saúde oral, graça à implantação em 2004 do Programa de Saúde Oral da Região Autónoma dos Açores.
A este respeito Helena Reis lembrou que antes da entrada em vigor deste programa apenas “haviam três médicos dentistas nos quadros dos Centros de Saúde da Região”. “Atualmente são 24 os médicos desta especialidade que prestam estes cuidados em todas as ilhas dos Açores”, revelou a presidente do Conselho de Administração da USIF.
“Nos Açores, estão inscritos na Direção Regional de Saúde 201 médicos dentistas. Só o ano passado foram realizadas 40686 consultas nos gabinetes de saúde oral das instituições públicas de Saúde da Região”, adiantou ainda.
Nesta cerimónia de abertura, marcou presença, Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
Na sua intervenção Lima, manifestou-se satisfeito com o sucesso do Programa Regional de Saúde Oral e com o facto da medicina dentária se encontrar disponível em todos os centros e unidades de saúde,lamentando, no entanto, que este exemplo não seja aplicado aosHospitais da Região. “Nada obriga a haver uma carreira médica para se contratar médicos dentistas para os hospitais”, disse o representante, acrescentando que “essa vai ser uma batalha da Ordem”, reforçou.
O representante da Região da OMDnão esqueceu a carreira destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde e no Serviço Regional de Saúde, garantindo que vão continuar a lutar pela carreira técnica dos superiores de saúde.
Os reembolsos também estiveram na mira de Artur Lima. Sobre este assunto o representante da OMD nos Açores,considerou que “é preciso melhorar substancialmente este processo”, deixando a promessa de que a Ordem está atenta e “não desiste de melhorar este aspeto”.
O programa do evento incluiu apresentações de conferencistas de várias áreas da medicina dentária e o último dia dos trabalhos foi dedicado aos programas nos Centros de Saúde da Região Autónoma dos Açores, que foi debatido nas Mesas Redondas realizadas. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO