Faialense Conquista Lugar e Marca Primeiro Golo

0
8
TI

João Goulart, o menino do Espalhafatos, marcou o seu primeiro golo no escalão de Juniores no último jogo do campeonato nacional de futebol, foi um dos jogadores mais disciplinados da prova sendo chamado à selecção nacional com regularidade.
O antigo defesa central do Fayal Sport Club partiu do Faial há quase um ano decidido em agarrar um lugar na equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal, mas ciente das dificuldades que iria enfrentar no seu primeiro ano neste escalão. Sem medo, o miúdo foi lutando e trabalhando para conquistar o seu espaço entre os mais velhos, como ele costuma dizer.
E, certamente, que teve de superar essas dificuldades para gradualmente conquistar o seu lugar ao longo da época, pois nem foi convocado para os primeiros três jogos da primeira fase do campeonato. Só à 4ª jornada é que aparece a titular, mas a jogar no meio campo e apenas na 5ª jornada recua para a sua posição de central. Depois de actuar os 180 minutos desses dois jogos fica fora da convocatória durante cinco jogos, mas faz os minutos todos dos jogos da Fase de Grupos e o jogo dos oitavos de final da EUFA Youth League.
Mentalmente focado e ambicioso, João Goulart foi procurando sempre o seu objectivo e voltou a ter nova oportunidade jogando os minutos todos da 11ª e 12ª jornada. Nesses 180 minutos ajudou o Sporting a averbar mais duas victórias, nas quais, o Sporting marcou 7 golos e sofreu apenas 1.
Na 13ª jornada o Sporting ficou de fora dado o número impar de equipas na prova, a 14ª jornada foi contra a Académica de Coimbra, mas jogou a ponta de lança, pelo menos, de acordo com ficha de jogo publicado pela Federação Portuguesa de Futebol. E foi neste jogo que o João Goulart viu o seu primeiro amarelo, o único da época, e o Sporting perdeu por 1-0 contra a equipa que havia considerado João Goulart tosco há uns anos atrás.
Voltou a ficar de fora na 15ª e 16ª jornada e foi suplente não utilizado na 17ª jornada. Talvez porque o Sporting já tinha sido eliminado da EUFA Youth League pelo Salzburgo, o central possante agarrou a titularidade nas próximas três jornadas. Descansou a 21ª, 22ª e a primeira jornada da Segunda Fase do Campeonato. Daqui para a frente foi totalista em todos os jogos menos um, à 9ª foi suplente não utilizado.
Jogando em casa frente ao Victoria Futebol Clube, João Goulart acabou a época em grande ao marcar o seu primeiro golo, pois abriu o marcador com um belo golo de cabeça logo aos 3 minutos da 14ª e ultima jornada do campeonato. O Sporting acabou por ganhar este jogo por 3-1, selando assim o segundo lugar na prova (28 pontos), menos três que o campeão Sport Lisboa e Benfica e mais três que o terceiro classificado Futebol Clube do Porto.
Certamente, que foi uma época muito produtiva e de grande crescimento, como indica os números 12 jogos completos dos 14 disputados na 2ª fase do campeonato nacional de juniores, conquista do segundo lugar. Alem disso, fez 6 jogos completos dos 7 que o Sporting disputou na EUFA Youth League e ainda chamadas ao estágio da selecção nacional do escalão. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO