Faleceu a professora Maria Simas Cardoso

0
136
TI

TI

Na passada segunda feira, o Faial ficou mais pobre com o falecimento da Professora Maria Simas Cardoso.
Natural das Ribeiras, ilha do Pico, formou-se na Escola do Magistério Primário da Horta – EMPH no ano de 1950.
Durante 20 anos lecionou as disciplinas de Didática Especial, Legislação e Administração Escolar, até que em 1978 assumiu as funções de diretora até ao seu encerramento no ano de 1989.
Após o fecho do EMPH, lutou pela continuação da Formação de Professores na Horta, tornando-se responsável pelo Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP), que lhe permitiu negociar a extensão do ensino da Universidade Aberta à Horta. Foi também responsável pela preservação do património da EMPH, que graças à sua persistência se encontra disponível na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.
Em 2013, na sessão solene do Dia da Região, recebeu a “Insígnia Autonómica de Dedicação”.
Maria Simas era Sócia da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta – AAALH desde a primeira hora e uma colaboradora relevante, sobretudo na área da Educação.
Num voto de pesar aprovado por unanimidade, a Direcção da AAALH, destaca a envolvência de Maria Simas na homenagem dos 60 anos dos diplomados do 1º curso da EMPH (Boletim 17, 2007), bem como no estudo que conduziu à obra “A EMPH | Para a História da Educação nos Açores” (2014) e na mobilização dos Antigos Alunos da EMPH à volta desta obra (Boletim 29, 2014).

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!