“Toada do Mar e da Terra” compila seis anos de crónicas de Aníbal C. Pires

0
35
TI

TI

A Cedars House, residência oficial da Assembleia Legisla-tiva da Região Autónoma dos Açores, abriu as portas para a apresentação do livro “Toada do Mar e da Terra” do ex-deputado Aníbal C. Pires, na passada segunda-feira, dia 15 de janeiro.
“Toada do Mar e da Terra” é composto por uma seleção de crónicas escritas entre 2003 e 2008 por Aníbal C. Pires, onde o autor reflete as suas vivências pessoais e da memória coletiva. O livro conta com oito ilustrações de Ana Rita Afonso e prefácio assinado pelo crítico literário Vamberto Freitas, numa edição das Letras Lavadas.
A apresentação do livro foi feita por Renata Correia Botelho, e segundo a mesma, o livro permite levar o leitor ao interior do país, às memórias de infância, e a acontecimentos que marcaram a sociedade e memória coletiva. Relembra a ocupação do Iraque e a tragédia do tsunami no Oceano Índico e frisa “com ele refletimos sobre o drama inominável das migrações, o flagelo letal dos incêndios e o poder fatídico dos preconceitos; com ele viajamos pelo arquipélago ao mesmo tempo que damos um saltinho a Cabo Verde; com ele revisitamos os vários panoramas políticos de então.”
Em jeito de conclusão, Renata Correio Botelho revelou “seja em jeito poético, seja em jeito cronístico, entrar num livro do Aníbal implica, invariavelmente, ouvirmos a toada do mundo, num inabalável clamor por mais justiça e mais humanidade”.
A sessão de apresentação foi presidida por Ana Luísa Luís, presidente da Assem-bleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e terminou com a interpretação de alguns trechos musicais por Natália Bauer, no violoncelo, acompanhada no piano, por Marcelo Guarini.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!