Faleceu José Medeiros Ferreira

0
7

Faleceu hoje aos 72 anos, vítima de doença cancerígena, Medeiros Ferreira, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, professor universitário e socialista.

José Manuel de Medeiros Ferreira nasceu no dia 20 de fevereiro de 1942, na ilha de São Miguel. Estudou no liceu em Ponta Delgada, na atual Escola Secundária Antero de Quental.  

Medeiros Ferreira foi dirigente partidário, deputado e governante após o 25 de Abril de 1974, professor e historiador da Universidade Nova de Lisboa.

Medeiros Ferreira foi deputado à Assembleia Constituinte, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo chefiado por Mário Soares.

Especialista em História Contemporânea, que leccionava na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Medeiros Ferreira mantinha um blogue e era um curioso e empenhado polemista, escrevendo crónicas regularmente, no Diário de Notícias e no Correio da Manhã. A sua fina ironia era a imagem de marca que o tornava num dos mais lúcidos comentadores da actualidade e da história recente de Portugal.

Foi colaborador do extinto Correio da Horta.

O corpo do histórico militante socialista vai estar em câmara ardente, a partir das 14h00 no Palácio Galveias, no Campo Pequeno, em Lisboa.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO