Feira Gastronómica da Semana do Mar 2022

0
67
blank

Mariana Rovoredo

O regresso da Semana do Mar (SM) traz de volta a Feira Gastronómica (FG) que
contará com quatro restaurantes (junto ao campo de jogos do Fayal Sport Clube), seis rulotes (na entrada do Parque da Alagoa) e quatro tascas (ao lado do
parque de skate, no Parque da Alagoa).

O Tribuna das Ilhas foi saber, junto deles, os pratos que serão apresentados, bem como as expectativas para a festa.

Nesta edição, participará pela primeira vez a Cantina da Praça, que apresentará um pouco do que é servido no restaurante, nomeadamente o hamburger da casa, o peixe-porco, a carne grelhada e a sopa de peixe. De acordo com o chef, a expectativa é a de que correrá bem, com muita adesão e casa cheia.

O Amigos do Rodízio apresentará um rodízio com várias carnes, tais como picanha, bacon, fiambre, entremeada, entrecosto, e cachaço desossado, acompanhadas por feijão preto, saladas, farofa e abacaxi grelhado. O proprietário espera também que a feira corra bem, apesar da localização.

Por sua vez, a Tasca Algarvia traz à SM pratos típicos do Algarve, como o arroz de lingueirão e os choquinhos algarvios. A expectativa é igualmente boa, apesar da “possibilidade de não correr bem”.

O Lampião fará chegar ao Faial os sabores típicos da região do Alentejo: bacalhau alentejano, migas, grelhados de porco preto, sobremesas típicas do Alentejo e o vinho da região. A participar na SM há 15 anos, o Lampião acredita que tudo correrá bem, com uma boa divulgação. O restaurante já participa na SM há 15 anos, e até agora não tem “razão de queixa”.

A Charcutaria Serra da Estrela continua também a sua presença assídua e apresentará sandes (mistas, presunto, queijo e paio), tapas, e enchidos grelhados. Tem as “melhores expectativas que possa haver” pois acredita que “haverá sempre pessoas para comer e beber”.

Nas tascas estarão o Corte & Paladares, Márcio Silva, Joana Carvalho e Vasco Ramos.

Em rulotes estarão a Boca Santa, Iracilda Marques, David Couceiros, Bolhas & Drinks, e Karina Pereira.