Festas do Bom Jesus Milagroso

0
9

As festas do Bom Jesus Milagroso decorrem até dia 5 de agosto, na freguesia de São Mateus no Pico.

Para hoje, dia 29, às 22h00 está agendado a abertura de exposições de artesãos da freguesia. Amanhã haverá, pelas 20h30, uma romagem ao cemitério e uma homenagem a Francisco Ferreira Goulart. De seguida haverá uma atuação da Filarmónica Lira de São Mateus e homenagem ao músico Manuel Avelino Goulart.

Na quarta-feira, dia 31, às 21h00 decorrerá uma noite de fados, com ceia, abrilhantada pelo Grupo de Cordas “Ecos do Fado” e por Humberta Pinheiro, Luís Carlos Garcia, José Ferreira, Manuel Costa e Tânia Gonçalves. No dia seguinte, às 22h00, haverá uma aula aberta de zumba a cargo da instrutora Cláudia Jorge.

Na sexta-feira, às 22h00, haverá as tradicionais Chamarritas e desfile da Marcha de Santo António do Canto.

A manhã de sábado será dedicada às regatas dos botes baleeiros no porto de São Mateus. Ao início da noite, pelas 21h30, será a apresentação da peça “Deuses como nós”, pelo Grupo de Teatro Gota de Mel.

No domingo, dia 4 de agosto, as festividades têm início às 16h00 com uma romagem ao cemitério das Lajes e homenagem ao Pe. António Filipe Madruga. Às 18h30 haverá uma adoração eucarística e celebração do sacramento da reconciliação, seguindo-se o encerramento do novenário. Às 20h30 decorrerá o lançamento do livro “O Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico – Exemplo de Património Cultural Imaterial” da Drª. Débora Goulart, pela Doutora Susana Goulart Costa. No final haverá uma atuação do Coro da Madalena. A noite será animada pelo grupo Ronda das Nove.

Na segunda-feira, dia 5, pelas 15h00 decorrerá o I Encontro de Acólitos da Diocese de Angra, seguindo-se uma eucaristia. Às 19h30 será a arrematação do gado. A noite será abrilhantada por um desfile de filarmónicas: Lira São Mateus, Recreativa Musical União Sebastianense (Terceira) e União Popular da Ribeira Seca (São Jorge). Haverá, ainda das 22h30 às 23h30 a celebração do sacramento da reconciliação.

Na terça-feira, a manhã e parte da tarde serão dedicadas ao sacramento da reconciliação. Ao longo do dia haverá atuações de várias filarmónicas da ilha.

O encerramento das festividades será no dia 7 de agosto, com uma eucaristia de Ação de Graças e Transladação da Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para a sua capela. O fim da noite será animado pela Filarmónica Lira Fraternal Calhetense e pelo Grupo Folclórico de São Mateus.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO