Ciclismo Estrada – João Cardoso venceu Troféu Antena 9

0
24

Foi para a estrada no passado domingo a terceira edição do Troféu Antena 9, prova de ciclismo de estrada que liga o estúdio da rádio do Faial na cidade da Horta ao seu emissor principal, no Cabeço Gordo. Este troféu constituía também a quinta e última prova da Taça Ilha Azul.

Os 17 ciclistas participantes enfrentaram muito sol e humidade ao longo dos cerca de 32 quilómetros da prova, com passagens pela Lajinha, Variante, Feteira e Castelo Branco, antes da difícil subida na Ribeira do Cabo rumo ao ponto mais alto da ilha.

Ao quilómetro 12, no entanto, começou a adivinhar-se o desfecho da prova, quando João Cardoso, grande favorito à vitória, se distanciou do resto do pelotão. Com 47 anos, o veterano que veste as cores do Santa Clara mostrou que continua em forma e foi o primeiro a cortar a meta, com um tempo de cerca de 1h27.

blank

Cerca de seis minutos depois foi a vez de António Dutra, da Ribeirinha Ativa, cruzar a meta. O atleta trazia a camisola amarela e tinha já garantida a vitória na Taça Ilha Azul, da qual venceu três provas. Com a vitória assegurada, o atleta sénior foi fundamental para ajudar o seu colega de equipa Leandro Escobar, cadete, a fazer um brilharete, apoiando-o durante a subida. O jovem atleta foi o terceiro ciclista a chegar, primeiro do seu escalão, e juntou a Taça Ilha Azul, em ciclismo de estrada, ao título de campeão regional de BTT. Com 14 anos, Leandro é uma das mais fortes promessas do ciclismo faialense.

No terceiro posto do pódio, em seniores ficou Nuno Carvalho, do Grupo Desportivo da Feteira. O atleta competia com Pedro Mendonça pelo segundo lugar da Taça Ilha Azul, que conquistou, contribuindo também a vitória da sua equipa.