Festival Violas do Atlântico XII a 13 e 14 de Julho

0
20
blank
cartaz Violas Atlantico XII (1)

Associação Viola da Terra

A XII Edição do “Festival Violas do Atlântico” decorrerá a 13 e 14 de Julho de 2022, na Ilha de São Miguel, e juntará, pela primeira vez, a Viola da Terra à Viola Amarantina, as duas Violas de Arame Portuguesas conhecidas pelos seus 2 Corações no tampo.

A 13 de Julho o concerto decorre no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, pelas 21:00. No dia 14 o concerto decorre no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 18:00. Este segundo concerto contará com participação especial da Classe de Conjunto de Violas da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Os dois concertos são de entrada livre.

Em 2022, completa-se esta viagem musical por todas as Violas de Arame Portuguesas, ao
recebermos a Viola Amarantina.

Na Viola da Terra teremos Rafael Carvalho, músico Açoriano que tem dedicado a sua vida ao ensino e divulgação da Viola da Terra, tem 6 álbuns a solo editados e 3 livros do seu “Método para Viola da Terra”, estando a preparar um novo álbum comemorativo dos 10 anos da edição de “Origens”.

Na Viola Amarantina recebemos Ricardo Fonseca, executante de várias Violas de Arame
Portuguesas, sendo a Viola Braguesa a primeira que aprendeu a tocar, há mais de duas
décadas, é também um apaixonado pela Viola Amarantina, a qual toca há já 16 ou 17 anos.

Nos dois concertos o músico Ricardo Fonseca apresentará ainda peças do seu último álbum, editado a 3 de Junho, intitulado “Por rios e mares cinzelado…”.

O propósito deste Festival tem sido de convidar, anualmente, uma Viola de Arame de
determinada região do País, para concertos em duo com a nossa Viola da Terra, praticamente sempre inéditos.

O Festival Violas do Atlântico, organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra, é o
segundo Festival ligado à Viola de Arame mais antigo do País e tem permitido a valorização, promoção e revitalização das nossas Violas Tradicionais.