O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta reconheceu, na celebração do Dia da Freguesia dos Flamengos, o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia, destacando a parceria conjunta, com vista à permanente defesa dos interesses da população.
“A Câmara Municipal da Horta está ao vosso lado neste exigente desafio, disponível para apoiar na concretização dos vossos objetivos, dentro das disponibilidades do Município e no enquadramento legal existente”, afirmou.
Para além da disponibilização de 58.251,00 euros, em 2023, no âmbito do contrato
interadministrativo de delegação de competências, ao que acresce a possibilidade de a autarquia local usufruir de mais 10 mil euros, no âmbito dos Fundos de Investimento e de Aquisição de Equipamentos, Carlos Morais salientou alguns dos investimentos municipais nos Flamengos. “Encontra-se em fase final de conclusão a empreitada de intervenção no domínio do abastecimento de água nas suas vertentes de distribuição à Rua Formosa e Rua de São Lourenço e adução à cidade da Horta, um investimento municipal de 762.782,64 euros”, considerou o autarca, relembrando que, na zona do Lameiro Grande, está em fase de conclusão a reabilitação do furo de abastecimento de água, que estava inoperacional, e adiantou também que “o Município pretende proceder ainda à perfuração de um novo furo de abastecimento de água, na zona do Farrobo, até ao final do corrente ano, furo este que servirá a freguesia dos Flamengos e ainda outras freguesias da ilha”.
Na rede viária, o Vice-Presidente lembrou que a estrada do Lameiro Grande está em fase de conclusão, “sendo necessário proceder-se à construção de muros em pedra e de alvenaria, depois de se ter procedido a asfaltagem de parques e construção de dois poços absorventes”.
Sobre a requalificação da zona das Bicas, numa parceria do Município, Junta e Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, Carlos Morais revelou que o projeto esteve em apreciação pública, no sentido de recolher sugestões e propostas de melhoria, sendo pretensão da Câmara apresentar candidaturas ao Programa Operacional Açores 2030.
“Este projeto constitui um desafio de valorização da história, da cultura e da própria identidade dos Flamengos e da ilha”, declarou.
Na Sessão Solene comemorativa do XXIV Dia da Freguesia dos Flamengos, o Vice-Presidente da Autarquia deixou ainda uma palavra de reconhecimento e agradecimento às instituições e cidadãos homenageados, nomeadamente à Casa do Povo dos Flamengos, pelo 50o aniversário; Carlos Rita; Otília Santos; e Ivone Silva, pela dedicação, empreendedorismo, esforço e espírito de comunidade, em prol da freguesia dos Flamengos e da ilha do Faial.