Flávio Silva – Um faialense na China

0
16

Flávio Silva tem 29 anos, a caminho dos 30, nasceu e foi criado no Faial. 

Como tantos outros jovens da nossa praça, passou pelas salas de aula da Escola Preparatória e da Secundária Manuel de Arriaga. 

Em 2000 rumou a Coimbra para prosseguir os seus estudos académicos na área da bioquímica mas deixou o curso a meio e resolveu abraçar a Medicina Tradicional Chinesa. 

De 2003 a 2008 estudou MTC em Lisboa de 2003  na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa.

Esteve na China pela primeira vez em 2007 para fazer um estágio, desta feita na cidade de Nanjing, capital da província de Jiangsu, uma cidade com 8 milhões de habitantes. 

Em 2009 voltou a Nanjing para fazer um novo estágio e, “uma vez que gostei muito da experiência decidi permanecer mais tempo na China”, conta ao Tribuna das Ilhas. 

Desde então que Flávio Silva vive na cidade de Nanjing sem que nunca mais tenha vindo a Portugal. 

Ao Tribuna das Ilhas diz que vem aos Açores durante os meses de Julho e Agosto para matar saudades. 

Se a ida de Flávio Silva para a China foi motivada pela sua formação em Medicina Tradicional Chinesa, a verdade é que este faialense não está a exercer mas sim a terminar uma licenciatura em mandarim na Nanjing Normal University, “de maneira que já me consigo desenrascar a falar e a ler”.

Em part-time Flávio dá aulas de português e inglês, confessando-se um apaixonado pela literatura, ou não fosse descendente de um homem que já publicou três livros de poesia – Heitor Silva, também responsável pelo jornal de distribuição gratuita “Avenida Marginal”. 

Importa registar ainda que Flávio Silva foi o grande vencedor do prémio da área de literatura da edição 2012  do concurso LabJovem, com o livro “A Besta”, obra que será apresentada no próximo dia 1 de Agosto na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.

Em 2009 ganhou o  3º prémio no VIII Concurso Nacional Literário da Trofa e em 2010 foi um dos seleccionados no concurso Labjovem na área da literatura.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!