Freguesia da Matriz comemora 500 anos

0
10

A freguesia da Matriz comemora no próximo dia 8 de março o seu 500.º aniversário, uma data que não passou incólume ao elenco directivo que, numa conferência de imprensa realizada na manhã de terça-feira, apresentou o programa comemorativo à comunicação social.

As iniciativas começam na próxima quinta-feira, 6 de março e estender-se-ão até ao final do ano, sendo que o ponto alto das comemorações acontece no dia 8 de março, dia instituído, desde 2005, como o Dia da Freguesia.

“Hoje, pretendemos dar continuidade e dignificar esta data com um contributo para o reforço das características identitárias desta mui nobre freguesia” – afirmou a presidente da Junta de Freguesia, Alice Rosa que apresentou o programa dos 500 anos.

Assim sendo, no dia 6, pelas 21h00, decorrerá, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, um painel de debate moderado por José Manuel Souto Gonçalves, intitulado “Passado, presente e futuro da freguesia da Matriz e do Concelho”.

Este debate contará com a participação de Carlos Lobão, Hélder Silva, Paulo Oliveira e Disidério Machado, que focar-se-ão nas áreas histórica, marítima, ordenamento do território e comércio, respectivamente.

A encerrar a noite haverá uma atuação dos alunos do Ensino Artístico do Conservatório Regional da Horta.

Na sexta-feira, dia 7 de março, está programada uma noite sócio-cultural e recreativa que contará com as várias instituições e colectividades da freguesia porque, conforme adiantou Alice Rosa, “o executivo pretende destacar e reconhecer o papel destas instituições na comunidade”. Este evento decorrerá no Cineteatro do Teatro Faialense, pelas 21h00.

Pelas 22h30, no Bar do Teatro Faialense, vai realizar-se uma tertúlia e noite da juventude da Matriz onde os jovens são chamados a pensar o presente e o futuro da sua freguesia e do seu concelho, tendo como pano de fundo os seus anseios, expectativas e desejos.

A noite termina com um concerto pelo grupo “Perdidos e Achados”.

O Dia da Freguesia – 8 de Março – marca igualmente a data do nascimento de António José de Ávila, mais tarde Duque D’ Ávila e Bolama e como tal será comemorado de forma especial.

Assim, pelas 10h00, haverá a deposição de uma coroa de flores na estátua do Duque D’Avila e Bolama e, a partir das 15h30, decorrerá um Urban Trail Run pelas principais artérias da freguesia.

Às 18h00, será celebrada uma missa de acção de graças na Igreja do Santíssimo Salvador da Matriz da Horta.

A sessão solene está agendada para as 21h00, na Sociedade Amor da Pátria. Para além dos habituais discursos de abertura, o professor Avelino Meneses estará presente com a conferência “Em redor da Horta e do Poder Local”.

 

Seguir-se-á a entrega de prémios do Urban Trail Run e um concerto pelo Grupo Cordis. A noite encerra com o lançamento do opúsculo da autoria de Jorge Costa Pereira intitulado “Um retrato da Horta em 1913”. 

 

Leia a reportagem completa na nossa edição impressa de 28/02/2014

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!