Freguesia das Angústias candidata a Maravilhas de Portugal – Aldeias de Mar

0
7
DR

DR

A freguesia das Angústias candidatou-se ao galardão “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias”, evento que marca o regresso das 7 Maravilhas® na promoção da identidade nacional.

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada uma das 7 categorias, não podendo ser eleitas mais do que 3 aldeias por região. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.

Desde 2007 que as 7 Maravilhas promovem a identidade nacional, realizando iniciativas que promoveram o património histórico, natural, gastronómico e as praias do nosso país.
Em 2017 elegemos as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeia.

De acordo com o site da organização “Aldeia é também um lugar vivo, um espaço de comunidade, com uma vivência quotidiana de trabalho, de partilha, de identidade territorial e de memória colectiva. Na diversidade dos contextos geográficos e biofísicos de Portugal nasceram distintas aldeias, em estreita sintonia com a vocação e a natureza dos territórios, cada uma expressando à sua maneira a dinâmica das suas comunidades, e respondendo com resiliência aos desafios dos tempos”.

Até 7 de março decorrem as candidaturas. De 15 a 31 de março o Painel de 49 Especialistas, 7 de cada uma das 7 regiões, vota na lista longa de candidatas para escolher as 49 pré-finalistas.

As 49 pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias.

A primeira Gala tem lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem lugar a 3 de setembro. São aqui reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.

A Freguesia de Angústias é candidata às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na Categoria de “Aldeias de Mar”, uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia.

José Costa disse ao Tribuna das Ilhas que “recebi o email da organização e fiquei intrigado, porque achei que as Angústias com as suas lindas paisagens, merecia um galardão… entrei em contato com a organização e depois de ter sido informado que um dos critérios era termos menos de 3000 habitantes, não hesitei em apresentar a candidatura”.

“A minha expetativa é que sejamos apurados à fase seguinte porque temos paisagens lindíssimas relacionadas com o mar e os critérios que pretendem”, salienta José Costa que se mostra optimista com os resultados.

Ganhar um galardão desta natureza seria fechar com chave de outro o ciclo enquanto presidente de junta, “mas, acima de tudo”, afirma José Costa “seria bom para a freguesia, para a ilha do Faial e para os Açores, porque se trata de divulgar o que é nosso”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO