Furacão Lorenzo – Assembleia Municipal da Horta recomenda requalificação urgente da orla marítima da Feteira

0
112

A Assembleia Municipal da Horta aprovou, por unanimidade, um voto de recomendação do PSD com vista à realização de obras de requalificação na zona do porto e orla costeira da freguesia da Feteira, seriamente danificados pelo Furacão Lorenzo.

A iniciativa foi apresentada por Leónia Melo, presidente da Junta de Freguesia da Feteira, que lembrou os estragos causados pela intempérie no dia 2 de outubro de 2019, sobretudo na costa sul da ilha, destacando as freguesias das Angústias, Castelo Branco, Capelo e Feteira, onde o furacão provocou danos a nível habitacional e a nível da zona costeira.

Leónia Melo elogiou o grande espírito de voluntariado a que se assistiu na colaboração na limpeza dos espaços afetados, para minimizar os estragos causados.

A presidente do órgão executivo da freguesia referiu que, apesar dos contatos estabelecidos com a Direção Regional dos Assuntos do Mar e com a Câmara Municipal, entende ser necessária “uma articulação de meios para que este processo tenha resultados imediatos de resolução e sejam encontradas soluções para que a zona possa voltar à normalidade”, disse.

“Há uma constante preocupação do executivo da Junta de Freguesia da Feteira pelo facto da zona estar totalmente desprotegida face a eventuais situações de futuras intempéries, incluindo a maior ondulação do mar, colocando em risco pessoas e bens”, explicou a autarca.

Para Leónia Melo, “com a aproximação do verão, é imperativa a requalificação urgente da zona, por se tratar de um sítio muito procurado e frequentado, quer a nível da zona balnear, quer a nível da zona de lazer, devido às condições ambientais convidativas, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO