Fonte: Geoparque Açores
O Açores Geoparque Mundial da UNESCO irá receber, nos próximos dias 18 a 23 de julho, uma comitiva de avaliadores da UNESCO, com o intuito de verificar, no terreno, os trabalhos desenvolvidos no território, que dão resposta ao relatório da última avaliação que decorreu em 2021.
Com a entrada do Geoparque Açores nas Redes Europeia e Global de Geoparque (EGN e GGN), em 2013, iniciou-se um desafiante percurso de valorização e promoção da geodiversidade e património geológico dos Açores, assente em três pilares de atuação fundamentais: geoconservação, educação geoambiental e desenvolvimento socioeconómico por via do geoturismo.
Neste contexto, e dando seguimento ao processo de revalidação do Geoparque Açores como UGGp – que incluiu a elaboração e envio de um relatório detalhado das atividades, ações e projetos implementados nos últimos dois anos – tem lugar entre os dias 18 e 23 de julho a missão de inspeção da UNESCO no território do Geoparque Açores.
Nestes dias, estarão nos Açores dois avaliadores UNESCO – Goran Radonic (Croácia) e Egídio Calabrese (Itália) – para verificar in loco as condições de operação do Geoparque Açores e o seu nível de excelência, em domínios como a gestão do geoparque, a sua visibilidade no terreno, o compromisso do Governo Regional dos Açores, as parcerias que promove e envolvimento dos parceiros, o seu financiamento e, dadas as suas peculiaridades, a estratégia de desenvolvimento sustentável que vem implementando (em especial no âmbito do geoturismo) num território insular e disperso.
Esta missão de avaliação irá percorrer as ilhas S. Miguel, Graciosa e Terceira (conforme programa em anexo), apresentando assim parte da variedade natural e cultural do nosso arquipélago.
No final de todo este processo espera-se uma revalidação do Geoparque Açores como Geoparque Mundial da UNESCO por um novo período de 4 anos, ou seja, a “obtenção de um cartão verde” conforme estatutos e guidelines da Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO.
19 de julho
Manhã
9h00 Reunião de Boas-Vindas no OVGA (Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores)
11h00 Visita ao InfoPoint do Geoparque Açores no Posto de Turismo de Ponta Delgada (com a presença da Sra. Diretora Regional do Turismo e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada)
11h45 Visita ao Museu Carlos Machado (parceiro do Geoparque Açores) – Exposição ‘’Geoparque no museu’’, com a presença do Dr. João Paulo Constância, Diretor do Museu
12h30 Visita ao Miradouro do Alto da Mãe de Deus
13h30 Almoço teatral – ‘’Caldeiras e Vulcões’’ (Parceiro do Geoparque)
Tarde
15h30 Passeio no campo fumarólico das Furnas (destaque para aspetos da geodiversidade e contacto com diferentes parceiros)
16h15 Visita ao InfoPoint do Geoparque nas Furnas (Posto de Turismo das Furnas)
17h00 Visita à ‘’Queijaria Furnense’’ (Parceiro do Geoparque)
18h00 Miradouro do Pico do Ferro, com vista para geossítio Caldeira do Vulcão das Furnas
19h00 Trilho Geológico da Ponta da Ajuda – novo geossítio em estudo (com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Presidente da Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda e outros parceiros do Geoparque)
19h30 Light Sunset dinner na Ponta da Ajuda
20 de julho
Manhã
7h35 – 8h30 Voo São Miguel – Graciosa (Reserva da Biosfera)
8h45 Pequeno Almoço no centro da Vila de Sta. Cruz
9h00 Receção na Câmara Municipal de Sta. Cruz
9h30 (Geo)Rota Urbana na Vila de Sta. Cruz (com apoio do Museu de Sta. Cruz – parceiro de Geoparque)
10h30 Miradouro do Quitadouro, com vista para geossítios da ilha
11h30 Monitorização Costeira em viagem de barco com Vigilantes da Natureza (Praia – Carapacho)
12h30 Chegada ao geossítio ‘’Pontas do Carapacho e da Restinga e Ilhéu de Baixo’’
13h30 Piquenique com parceiro na ‘’Furna da Maria Encantada’’ (cavidade vulcânica), em miradouro com vista para o geossítio Caldeira e Furna do Enxofre
Tarde
15h00 Centro de Visitantes da Furna do Enxofre (Delegação de ilha do Geoparque Açores)
17h00 Geossítio Caldeirinha Pêro Botelho
17h40 Geossítio Porto Afonso
18h00 Descanso e jantar
21 de julho
Manhã
8h55 – 9h25 Voo Graciosa – Terceira
10h00 Miradouro da Serra do Facho – Geossítio Graben das Lajes
10h30 Miradouro da Serra do Cume – vista para interior da Caldeira do Vulcão dos Cinco Picos
11h30 Monte Brasil (geossítio e contacto com parceiro – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, durante atividade educativa)
12h30 Experiência Gastronómica na Quinta do Martelo (Parceiro do Geoparque)
Tarde
15h30 Percurso Interpretativo no geossítio ‘’Furnas do Enxofre’’
17h00 Visita ao Pico Matias Simão (geossítio Biscoitos/Matias Simão)
18h00 Visita aos Biscoitos (geossítio Biscoitos/Matias Simão) – Adega Cooperativa dos Biscoitos – Parceiro do Geoparque)
19h00 Light Sunset Dinner nas vinhas dos Biscoitos
21h00 Chegada ao Volcanic Boutique Hostel (Parceiro do Geoparque)
22 de julho
Manhã
Descanso
12h30 Almoço no Jardim de Angra – Bioazorica (Parceiro do Geoparque)
Tarde
14h00 Reunião Final na Delegação de ilha do Geoparque Açores – Museu Vulcanoespeleológico, Associação ‘’Os Montanheiros’’
19h00 Jantar no Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo (Cidade Património Mundial)