Governo dos Açores associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Cientistas

0
7

O Governo dos Açores associa-se às comemorações oficiais do Dia Nacional dos Cientistas, que se assinala a 16 de maio, quinta-feira, em Ponta Delgada, e que são organizadas pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

As comemorações arrancam com o Festival de Ciência, às 10h00, na Praça do Teatro Micaelense, com várias atividades destinadas às escolas, como observações do sol, demonstrações sobre o mar profundo e o lançamento de “mini-foguetões”, que vão contar com a participação de cientistas convidados, e que serão dinamizadas pelo Expolab – Centro Ciência Viva, em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores.

Às 14h00, decorre, no Teatro Micaelense, o ciclo anual de conferências ‘Caminhos do Conhecimento, o legado José Mariano Gago’, que, este ano, aborda temas como ‘Ciência e Desenvolvimento: Na Rota de Fernão Magalhães’, ‘Conhecimento do Atlântico: Do mar Profundo à Observação do Oceano’ e ‘Conhecimento do Espaço’.

Este ciclo de conferências destina-se a cientistas e a toda a comunidade, mediante inscrição na página da internet da Ciência Viva.

Ainda durante o evento, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, vai firmar um protocolo de colaboração com a Ciência Viva, reforçando, aquela que tem sido a sua aposta na educação para a ciência e na cidadania científica.

O protocolo prevê a colaboração entre o Executivo açoriano e a Ciência Viva em atividades da Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA), em programas educativos e de formação de professores e na promoção da cultura científica e tecnológica, sobretudo no que respeita à participação em projetos nacionais e internacionais.

Reforçar a ligação entre as entidades de todo o território nacional vocacionadas para a promoção da cultura científica e tecnológica, quer através de mecanismos de cooperação e interação, quer através da aposta no desenvolvimento de sinergias favoráveis à implementação de ações de promoção do ensino experimental das ciências e da divulgação científica e tecnológica nos Açores é um dos principais objetivos.

Através desta colaboração, o Governo Regional pretende captar para os Açores mais eventos internacionais e implementar novas medidas de promoção da cultura científica e tecnológica, direcionados para a comunidade em geral ou para públicos específicos, bem como fomentar a participação em redes e parcerias de conhecimento, informação, ciência e inovação.

O Dia Nacional dos Cientistas comemorou-se pela primeira vez em 2017, tendo sido instituído por uma Resolução da Assembleia da República, em outubro de 2016, em homenagem ao professor e cientista José Mariano Gago, antigo Ministro da Ciência, coincidindo simbolicamente com a data do seu nascimento.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO