Potencialidades Naturais, Criação de emprego, novos mercados e Região Social em análise

0
10

Nesta convenção foram debatidos vários temas de interesse para a Região. 

No painel dedicado ao Desenvolvimento das nossas Potencialidades Naturais, Ricardo Serrão Santos, investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, foi o primeiro orador, focando-se nas potencialidades do Mar para a Região. A ele seguiu-se Paulo Borges, coordenador dos projectos “Atlântico” e “Bionatura”, que apresentou a sua visão sobre a biodiversidade no arquipélago. 

Este painel contou ainda com a participação de João Santos, administrador da empresa Next-Energy, e de José Medeiros Ferreira, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que analisou a importância geoestratégica da Região Autónoma dos Açores. 

Também a dinamização da criação de emprego esteve em análise, num painel que contou com a presença de Francisco Pimentel, coordenador do SINTAP/Açores, Luís Melo, Administrador da Empresa Cybermap, Suzana Nunes Caldeira e Célia Barreto, docentes da Universidade dos Açores.

Por sua vez, o aumento da competitividade das exportações para criar novos mercados foram debatidos por Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, Luís Vicente, gerente da Unileite, António Trindade presidente da Porto Bay Hotéis e Resorts, SA, e Manuel Caldeira Cabral, professor de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

A Região Social foi o último tema em análise. Nele participaram Raquel Franco Louro, vogal do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, Duarte Melo, director do Museu Carlos Machado, Rui Lima, provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico e Suzete Frias, psicóloga.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO