Governo dos Açores avança com segunda fase do NONAGON

0
17

O Governo dos Açores publicou hoje em Jornal Oficial uma resolução que aprova o lançamento do concurso público internacional para a segunda fase do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – NONAGON, relativa à construção do Centro Empresarial de Tecnologia de Informação e Comunicação, com o preço base de seis milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Este segundo edifício, cujo prazo de execução será de 16 meses, pretende dar seguimento ao processo de incubação das empresas na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), designadamente em agricultura digital, e-tourism e no setor das pescas e do mar, que atualmente se encontram numa incubadora de empresas de base tecnológica também sediada no NONAGON.

Assim, a instalação do Centro Empresarial de Tecnologias de Informação e Comunicação pretende dar resposta, na fase pós-incubação, às empresas das áreas das TIC que se consolidaram.

Simultaneamente, o novo edifício vai acolher o designado ‘fablab’, um espaço para apoio técnico a uma nova geração de empreendedores, dotado de equipamentos, processos e recursos humanos adequados à transformação de ideias em protótipos e produtos, também na área das TIC.

Considerando que o edifício do NONAGON que acolhe as empresas tecnológicas já se encontra completamente preenchido, com uma taxa de ocupação de 100 por cento, a construção de um segundo edifício afigura-se fundamental para acolher novas empresas TIC.

A resolução agora publicada foi aprovada em Conselho do Governo a 23 de janeiro, e entra em vigor terça-feira, 11 de fevereiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO