Governo dos Açores define calendarização anual de abertura de bolsas de doutoramento para os próximos 4 anos

0
31
DR
DR

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, com coordenação do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT) e o apoio da Direção Regional da Ciência e Transição Digital (DRCTD), definiu uma calendarização para a abertura de concursos destinados à atribuição de Bolsas de Doutoramento, a qual decorrerá anualmente, entre janeiro e fevereiro, durante os próximos 4 anos.

Esta nova medida responde aos inúmeros pedidos da comunidade científica e académica para o estabelecimento de um calendário fixo, no que respeita à abertura de concursos de bolsas de investigação, articulado com o calendário das universidades para o início dos anos letivos do ensino superior.

Para a nova Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, “é de suma importância garantir a previsibilidade de oportunidades para a formação avançada dos estudantes, garantindo tempo suficiente para que estes e os seus orientadores de doutoramento possam organizar em devido tempo os respetivos processos de candidatura”.

O próximo concurso para a concessão de Bolsas de Doutoramento abre já este mês de fevereiro e contempla a atribuição de 10 bolsas de investigação nas áreas de Letras/Humanidades (1 bolsa), História e Ciências Sociais (1), e Ciências Naturais (8).

Os potenciais candidatos podem obter mais informações sobre o aviso destes concursos através da Plataforma de Investigação, Desenvolvimento e Inovação dos Açores, disponível no seguinte endereço eletrónico https://idia.azores.gov.pt/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO