Governo dos Açores investe 300 mil euros na beneficiação de dois caminhos agrícolas em São Miguel

0
3
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas inaugurou hoje duas obras de beneficiação de caminhos de uso agrícola na ilha de São Miguel, no valor global de 300 mil euros, investimentos estruturantes para o futuro do setor, que permitirão ajudar a reduzir custos de produção e tornar as explorações agrícolas cada vez mais competitivas.

“Hoje é mais um dia que conferimos importância ao setor agrícola, particularmente nos concelhos de Ponta Delgada e da Lagoa, fruto do investimento público feito na beneficiação de dois caminhos que vai permitir melhorar as condições de trabalho de vários agricultores”, referiu João Ponte, destacando que “sempre que são inauguradas infraestruturas agrícolas é mais um sinal de confiança no futuro do setor”.

O governante falava na inauguração da primeira beneficiação, relativa ao Caminho Rural do Cemitério, na freguesia de Santa Barbara, concelho de Ponta Delgada, com uma extensão de cerca de 670 metros, beneficiando cerca de 21,61 hectares de pastagem e 6,88 hectares de floresta.

Esta intervenção, da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais, teve como objetivo principal a pavimentação em betão e a execução de um sistema de drenagem constituído por valetas, caixas de recção e descarga das águas pluviais.

A segunda obra de beneficiação hoje inaugurada é o Caminho Agrícola do Valongo, localizado no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Lagoa, da responsabilidade da IROA, que consistiu na pavimentação e melhoramento das drenagens ao longo de 540 metros.

“Mais do que a dimensão da infraestrutura em si, mais do que o valor do investimento, o que importa relevar é o facto dos recursos públicos estarem a ser aplicados para apoiar os agricultores e o setor agrícola a crescer, a modernizar-se e a ter ferramentas indispensáveis para ser cada vez mais sustentável”, referiu João Ponte.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO