Governo dos Açores lança concurso público para reforçar abastecimento de água em Santa Maria

0
31

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, S.A., publicou hoje em Jornal Oficial o concurso público para a construção do sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro, na ilha de Santa Maria, com um preço base de 135 mil euros.

A obra contempla a construção de dois reservatórios de água com capacidade para 250 metros cúbicos cada e um ponto de abastecimento, infraestruturas essenciais que vão servir os agricultores da freguesia de Santo Espirito.

Este tipo de investimento público insere-se na estratégia do Governo dos Açores de ampliar as infraestruturas de captação, adução e armazenamento de água, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos agricultores, contribuir para o aumento da competitividade e da eficiência das explorações agrícolas.

Investir na modernização das infraestruturas agrícolas, como é o caso do abastecimento de água, é apostar no futuro do setor, dando confiança e ajudando os agricultores a estar mais bem preparados para vencer os desafios futuros.

Por outro lado, este tipo de investimento visa precaver e minimizar eventuais efeitos das alterações climáticas no setor agrícola, sendo que estão a ser analisados estudos de diagnóstico das necessidades para assegurar, em quantidade e qualidade, o abastecimento de água às explorações agrícolas em várias ilhas, como é o caso de Santa Maria, bem como estão a ser delineados os respetivos planos de ação, que se revelarão importantes numa perspetiva de planear investimentos a executar na próxima década.

Este ano, a IROA vai investir 51,4% do orçamento consignado às infraestruturas em obras de abastecimento de água em todas as ilhas dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO