Governo dos Açores promove apresentação de obras do açordescendente Flávio Azeredo em S. Jorge e S. Miguel

0
12

O Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e da Cultura, promove a apresentação dos livros ‘Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul’ e ‘Vertentes das Danças Açorianas’, da autoria do açordescendente Flávio António Azeredo.

As obras serão apresentadas a 25 de setembro, pelas 21H00, na Escola Básica e Secundária da Calheta, em S. Jorge, no dia seguinte, pelas 19H30, na Casa do Povo de Porto Formoso, em S. Miguel, onde também atuará o Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça de Porto Formoso.

Com esta iniciativa, que tem entrada livre, o Governo dos Açores pretende promover e divulgar na Região os estudos e investigações desenvolvidos sobre a cultura e as tradições açorianas por autores açordescendentes da diáspora.

Flávio António Azeredo nasceu e vive atualmente no Brasil, onde é docente e coordenador do curso de Educação Física e Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul do Rio Grande do Sul, bem como investigador e estudioso do folclore açoriano e da sua expressão no sul do Brasil, tendo recebido diversos prémios e distinções.

De descendência açoriana, o autor sempre se interessou pelas suas origens, tendo efetuado diferentes pesquisas de campo no âmbito das danças tradicionais do Rio Grande do Sul, no Brasil, e das danças tradicionais dos Açores, nomeadamente do folclore, incluindo a descrição coreográfica, as letras, partituras, trajes típicos, entre outros.

Nas suas obras, analisa criteriosamente as semelhanças e discrepâncias de danças com a mesma terminologia, nos Açores e no Rio Grande do Sul, identificando as suas influências em simultâneo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO