Governo dos Açores promove iniciativa Emprego.Azores para ligar ofertas de emprego a quem precisa de trabalho

0
33
DR/GRA

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, promove, durante o próximo mês de maio e em três ilhas do arquipélago, a iniciativa Emprego.Azores, nome que fica também associado à nova plataforma na Internet criada para promover o ajustamento direto entre a oferta e procura de emprego, incentivando um verdadeiro, ágil e moderno mercado de trabalho regional.

O lançamento do evento será na ilha de São Miguel, a 3 de maio, decorrendo até o dia 5, no Pavilhão da Associação Agrícola, concelho da Ribeira Grande, seguindo-se o evento na ilha do Pico, de 18 a 19 do mesmo mês, na Biblioteca Municipal da Madalena, terminando na ilha Terceira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, decorrendo de 30 e 31 de maio.

O evento, sob o lema “da qualificação profissional ao mercado de trabalho”, tem já confirmada a participação de 40 entidades: 25 são empresas ou grupos empresariais, sendo este projeto desenvolvido pela Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego.

Na apresentação desta iniciativa, hoje tida, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego salientou que a realização do Emprego.Azores acontece “no âmbito da estratégia definida para a Qualificação Profissional e Emprego, que já está em marcha e que será determinante para alavancar a recuperação socioeconómica da região”.

“Acreditamos e continuaremos a apostar na divulgação e promoção de iniciativas que possam aproximar e aprofundar, de forma direta, a interação entre empresas, entidades públicas e escolas profissionais e os candidatos a primeiro ou novo emprego”, acrescentou.

De acordo com o governante, o objetivo principal do Emprego.Azores “é ligar as ofertas de emprego a quem precisa de trabalho, com destaque especial dedicado aos jovens açorianos, destinando-se a “desempregados à procura de emprego, jovens a frequentar o 9.º ano, ensino secundário e universitário”.

A iniciativa, que está centrada nas áreas do emprego, qualificação profissional e empreendedorismo, contempla vários espaços pensados para suscitar dinâmicas inovadores neste tipo de eventos, nomeadamente demonstrações, workshops e palestras que promovam a dignificação de profissões, assim como das ofertas de emprego disponíveis.

Após evidenciar os resultados positivos relativamente à qualificação e ao emprego, na sequência das medidas entretanto criadas e implementadas pelo Governo dos Açores, o Secretário Regional disse que a realização da iniciativa, tripartida por São Miguel, Pico e Terceira, “contribuirá, também, para incentivar a melhoria da qualificação profissional e, por esta via, da empregabilidade dos Açorianos”.

Na ocasião, Duarte Freitas, apresentou, também, o novo portal, Emprego.Azores.gov.pt, considerando-o uma ferramenta muito importante para promover o ajustamento direto entre a oferta e procura de emprego, incentivando um verdadeiro, ágil e moderno mercado de trabalho regional.

Referindo que o novo portal faz parte de um amplo processo de digitalização, desburocratização e simplificação de procedimentos ao serviço dos cidadãos e das empresas, em desenvolvimento, o Secretário Regional adiantou que “a nova plataforma, que estará em evolução contínua, vai agregar todas as informações relativas ao Emprego e Qualificação Profissional”.

A par da agregação de informação, vai ser ainda disponibilizado um espaço direcionado para quem procura emprego ou formação e tenciona efetuar a sua inscrição no Centro de Qualificação e Emprego da Região.