Projeto municipal “Aprender em Comunidade” promove formação sobre cuidados geriátricos

0
25
blank

No âmbito do projeto “Aprender em Comunidade”, arrancou na passada semana a formação “Cuidados Geriátricos”. Uma ação pioneira, centrada na promoção do bem-estar dos idosos e no envelhecimento saudável, áreas que são, felizmente, cada vez mais consideradas e dinamizadas pelos decisores políticos, revelou a Vereadora da Câmara Municipal da Horta responsável pela área da Ação Social.

“O Município da Horta pretende com esta formação dotar os participantes de competências e conhecimentos específicos, no que respeita aos cuidados aos idosos, bem como contribuir para o aumento da qualidade de vida e bem-estar das pessoas com doenças crónicas e incapacitantes que se encontram em situação de dependência, promovendo uma melhoria nas relações entre cuidadores e pessoas cuidadas”.

Maria Antónia Dutra afirmou que foi com agrado que registou o número de participações nesta ação formativa, desde profissionais do setor, como de cuidadores informais, que tiveram o interesse de aumentar conhecimentos e competências direcionadas para o trabalho na assistência à terceira idade.

O curso “Cuidados Geriátricos” está a ser desenvolvido no Centro Comunitário Divino Espírito Santo, na Freguesia dos Flamengos, e é lecionado pela formadora Alexandra Sousa. Para além desta ação integrada no âmbito do “Aprender em Comunidade”, estão a decorrer mais duas formações – “Português para Estrangeiros” e “Inglês Nível Básico” -, que, segundo a Vereadora com competências delegadas na área social e da edução, “pretendem desenvolver competências e dotar os participantes de ferramentas essenciais para a vida em sociedade, numa comunidade que se pretende inclusiva e igualitária”, concluiu.