Governo dos Açores reforça abastecimento de água à agricultura na zona norte da ilha das Flores

0
14

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores tem em curso obras com o objetivo de reforçar o abastecimento de água à agricultura na zona norte da ilha das Flores, destacando que estes investimentos vão melhorar muito a disponibilidade de água aos agricultores de Ponta Delgada e Ponta Ruiva, principalmente durante os meses de verão.

“Na atual legislatura, o Governo dos Açores, através da IROA, vai investir 240 mil euros para reforçar o abastecimento de água às explorações agrícolas na ilha das Flores, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e para a redução dos custos de produção”, referiu João Ponte.

O governante falava quarta-feira, à margem de uma visita às obras do sistema de abastecimento de água da freguesia de Ponta Delgada, que compreende a construção de um açude na Ribeira das Ladeiras, uma adutora com 700 metros de extensão, um reservatório de 250 metros cúbicos e um ponto de abastecimento de água.

Este investimento de 100 mil euros vai beneficiar 30 explorações agrícolas, numa área com 174 hectares.

João Ponte destacou ainda que, ao longo da atual legislatura, foram introduzidas reformas muito significativas a vários níveis, desde logo no POSEI, desenvolvidas em colaboração da Federação Agrícola dos Açores, sempre no sentido de melhorar o rendimento dos produtores.

“Quando repartimos em dois semestres o pagamento do prémio ao abate de bovinos, quando possibilitamos a 85% dos produtores de carne que abatam menos de 20 animais por ano recebam a ajuda na totalidade, quando criamos uma nova ajuda ao transporte de bovinos inter-ilhas, para desincentivar a exportação em vida dos animais e, quando 43% do produtores de leite não são abrangidos por qualquer redução no prémio ao produtores de leite, estamos obviamente a ajudar os nossos agricultores”, salientou João Ponte.

O Secretário Regional frisou ainda que foram criados novos programas de apoio à modernização e inovação, o PROAGRI e o i9AGRI, por forma a melhorar a sua eficiência das explorações, bem como o programa Jovem Agricultor para ajudar a rejuvenescer o setor.

“Todos essas medidas, entre muitas outras, são bons exemplos do trabalho e da atenção que o Governo dos Açores tem vindo a dar ao setor agrícola, afirmou João Ponte.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO