Governo dos Açores reforça apoios à investigação científica

0
8

O Governo Regional dos Açores inicia hoje, 17 de dezembro, o concurso a fundos para apoiar os centros de investigação científica da Universidade dos Açores (UA). O concurso decorre até dia 17 de janeiro de 2015.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou que o concurso atribuirá um financiamento global de 150 mil euros e está aberto “aos 13 centros de investigação científica da UA”.

“Este ano o valor dos apoios mais do que duplica, o que demonstra o esforço do Governo em garantir a sustentabilidade e o crescimento dos centros de investigação, dotando-os de melhores condições” afirmou Fausto Brito e Abreu, comparativamente ao ano de 2013 em que foram atribuídos 69 mil euros a 9 dos 13 centros de investigação.

Devido ao apelo de vários cientistas que solicitam a “previsibilidade dos apoios financeiros, mais do que o montante exato”, o secretário regional considerou que perante essa opinião generalizada “o Governo tem dado ouvidos a esse conselho e tentará criar um calendário previsível de apoios”.

“O Governo dos Açores aumentou em cerca de 35% o orçamento anual previsto para apoios à Ciência em 2015”, reforçou Brito e Abreu, avançando ainda que “estão previstas outras formas de financiamento da investigação científica na Região”

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO