Governo dos Açores reforça utilização de soluções alternativas aos herbicidas para controlo de infestantes

0
33

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações afirmou hoje que a aplicação da monda térmica para controlo do crescimento de vegetação em bermas e passeios em zonas urbanas “é uma das soluções viáveis como complemento aos meios mecânicos já utilizados e como alternativa gradual à utilização de herbicidas em zonas rurais”.

Frederico Sousa, que falava nas Furnas, em S. Miguel, depois de ter assistido à aplicação desta técnica, salientou que, ao iniciar a utilização da monda térmica, o Governo dos Açores “adota uma solução ambientalmente mais sustentável para o controlo de infestantes, no reforço da integração paisagística da rede viária regional, bem como das zonas envolventes”.

A monda térmica é uma técnica de controlo de crescimento de vegetação infestante através da aplicação direta de vapor de água, provocando um processo onde as células das plantas são destruídas a temperaturas elevadas, sendo, por esta razão, um método ambientalmente sustentável.

Frederico Sousa realçou que medidas como esta, aliada a outras, como a rentabilização e reutilização de resíduos resultantes dos cortes de erva através de meios mecânicos, vão contribuir para um aumento da sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente.

A Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações encontra-se atualmente a monitorizar a eficácia e o rendimento desta solução para permitir programar o alargamento da sua aplicação, principalmente em zonas urbanas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO